Com mais de 208 Alunos especiais e 42 funcionários, A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais(APAE), completou nesta sexta feira (26), 30 anos de Fundação em Lucas do Rio Verde.
Com seriedade e transparência praticada por parte da gestão da entidade, a população abraçou a causa e vem demostrando espirito de generosidade e solidariedade humana.
A entidade hoje é considerada como uma das referências da rede Apaeana do Estado e do país, devida a boa estrutura física e atendimento oferecido aos alunos especiais.
Mantenedora e responsável pela gestão da Escola Especial Renascer, a Apae conta com atendimento nas áreas da Pedagogia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Assistência Social. Além de inúmeros projetos que são desenvolvidos com a participação e inclusão dos alunos especiais, como Ecoterapia, Jardinagem, Arte, música, esporte, dança, mercenária entre outros.
A Apae oferece ainda aos alunos, transporte e alimentação. A instituição conta com apoio de empresas parceiras como a BDR que contrata 11 alunos especiais e a KSB que patrocina do projeto de jardinagem. Já o Senar e o Sindicato Rural, patrocinam o projeto da Ecoterapia.
Para manutenção das atividades, a Apae conta com apoio do Poder Público Municipal e Estadual, além de doações de voluntários e apoio da comunidade para realizações de eventos que são importantes fontes para implementação de suas receitas.
Fundação da APAE
De acordo com os registros históricos da instituição, no dia 26 de maio de 1993, às 19 hs, nas dependências da Câmara municipal reuniram-se pais e amigos dos excepcionais em Assembleia para eleição e posse da primeira Diretoria da Apae. A reunião foi presidida pela então primeira Dama Cleci Fátima Nunes, que foi uma das incentivadoras da formação da Apae.
A primeira Diretoria asim ficou composta:
Presidente: Diniz Betella
Vice Presidente: Ana Kotrade
Primeira Secretaria: Clotilde Maria Yolanda
Segunda Secretaria: Neira Brons
Primeira Tesoureira: Leni Artman
Segunda Tesoureira: Rosane Lázaro
Diretor Jurídico: Soleica Fátima Goes
Diretor de Relações Públicas e Sociais: Odete Schubel
Conselho Administrativo: Carlos Dambres secretária: Sílvia Regina da Silva Rissardo e 09(nove) membros: Osvaldo Forlei, Odete Shubel, Márcia Gladis Basso Ferri, Roseli Tomiazzo, Márcia Costa Lima, Adélia Bach, Airton José Janiski, Maria Geni Bess.
Conselho Fiscal: Cleci Nunes, Ronald Shubel, Petronilio Jacinto de Souza.
Suplentes Conselho Fiscal: Rosângela Florim, Marta Jambers e Celso.
O mandato da diretoria foi de três anos. Durante os 30 anos de fundação foram eleitas 10 diretorias.
O atual presidente é o contabilista Marcos Tomazin e a diretora Pedagógica e Eliana Uliana.