A disputa eleitroral pela Prefeitura de Colíder mais uma vez promete ser acirrada, com quatro candidaturas à prefeito nas eleições do dia 6 de outubro deste ano. O número de candidatos, é o mesmo das eleições passadas, quando o atual prefeito Maninho foi eleito. Faltando apenas cinco dias para o encerramento das convenções partidárias, os nomes dos candidatos já estão praticamente definidos.
Jaime Marques foi o primeiro a ter o nome aprovado
Os primeiros partidos a realizar convenções em Colíder, foram os que fazem parte da coligação que apoiará a candidatura de Jaime Marques, a prefeito em 2024. Aliás, Marques é um dos nomes considerado de boa reputação política. Tendo em vista que ele já exerceu o mandado de prefeito por duas gestões e ainda acumula a experiência de deputado estadual.
Maninho conta com apoio da máquina administrativa
Empresário do ramo varejista, essa é a primeira vez que Hemerson Máximo, o Maninho, entrou para a vida público como prefeito de Colíder. A disputa da reeleição, será sem dúvida um grande teste para a sua gestão. A seu favor, além do apoio dos partidos que fazem parte da coligação, ainda contará com a força da máquina administrativa.
Benasse na disputa pela primeira Vez
Nesta quinta-feira (31), será a vez do Partido da Renovação Democrática (PRD), em referendar o nome do empresário do ramo de contabilidade Rodgo Benasse como candidato à prefeito de Colíder. Com apoio do ex prefeito Celso Banazeski e outras lideranças, Benasse promete levar uma mensagem de esperança e desenvolvimento para a população colidense. Nasua bagagem pessoal, conta com a experiência na gestão financeira e na área social.
Flavinha a revelação jovem na política
Ana Flávia, a vereadora Flavinha, é considerada a revelação jovem da política colidense. Formada em direito e atuante nas áreas sociais, ela ocupou muito bem os espaços para criar uma imagem de uma jovem de coragem e de posicionamento firme de oposição a gestão municipal. Foi candidato com uma votção expressiva para deputada federal, inclusive, ocupando a cadeira no lugar do deputado Juarez Silva, por um bom período.
Registro de candidaturas
Entre 20 de julho e 05 de agosto é permitida a realização de convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos às prefeituras, bem como ao cargo de vereador. Definidas as candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.
Prazo para impugnação de candidaturas
O prazo para impugnação dos requerimentos de registro de candidatura é de 5 (cinco) dias, contados da publicação do edital relativo ao pedido de registro.
A impugnação ao registro de candidatura exige representação processual por advogado (a) devidamente constituído (a) por procuração nos autos e será peticionada diretamente no PJe, nos mesmos autos do pedido de registro respectivo.
Constatada ausência ou irregularidade na representação processual da parte impugnante, o cartório ou a secretaria a intimará, de ofício, para que, no prazo de 3 (dias), regularize a falha. Desatendida a intimação, a impugnação será conhecida como notícia de inelegibilidade, passando o candidato ou candidata, o partido político, a federação ou a coligação que a apresentou à condição de mera(o) noticiante.
Horário eleitoral gratuito
A propaganda gratuita no rádio e na TV é exibida nos 35 dias anteriores à antevéspera do primeiro turno. Dessa forma, a exibição deverá começar em 30 de agosto e encerrará em 03 de outubro, uma quinta-feira.