O documentário “Mel da Floresta Xingu” será lançado nesta terça-feira 12 de novembro às 19 hs, no Auditório da Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde.
Com duração de 18 minutos, “Mel da Floresta Xingu” foi produzido com carinho e dedicação, contando com o incentivo do edital da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer e o apoio dos nossos patrocinadores.
O curta já foi selecionado em quatro festivais nacionais este ano e compartilha as histórias inspiradoras das comunidades indígenas do Médio Xingu, onde a apicultura vem promovendo autonomia e sustentabilidade.
Um dos destaques do filme é o uso do método Recuo no manejo das abelhas africanizadas nas aldeias. O método recuo é uma técnica de manejo de abelhas que consiste em não alterar a rota dos insetos durante a colheita ou outros trabalhos. A técnica foi desenvolvida pela Professora Clarice Sauressig e tem como objetivo não estressar as abelhas desnecessariamente.
O projeto bem sucedido foi elaborado pela Professora Clarice
A iniciativa se deu através da parceria da Aviação Agricola e a Apicultura que começou em Sorriso com produtores da Agricultura Familiar. O projeto bem sucedido foi levado para o município de Feliz Natal tendo como incentivador o presidente da Câmara Manoel Aparecido Nazário. O prefeito Toni Dubiella (MDB), gostou do projeto e sugeriu que ele fosse levado para atender as aldeiais indigenas do município.
A Parceria envolveu também o Poder Judiciário através da Juiz Emanuelle Chiaradia Navarro, da Vara Criminal de Sorriso e do diretor do Centro de Prisão Provisória (CPD), viabilizaram a fabricação das caixas com a participação dos reeducandos.
O piloto Antônio Carlos da Aviação agrícola, ou ‘Comandante Antônio’ contribuiu significativamente para implantação do projeto e capacitação de várias etnias indígenas do Médio Xingu, entendendo que a atividade da apicultura proporciona uma importante fonte de renda e alimento sustentável para a popupalação indígena.