De acordo com as informações de amigos, Igor Lampugnani, 43 anos, vinha tomando medicamentos antidepressivos de forma regular. Na tarde desta terça feira (17), por volta das 17 hs, a família teria saído de casa e ele ficou só em sua residência. Quando a esposa chegou por volta das 20 hs, deparou com ele morto.
Os amigos relatam que o jovem, de família pioneira, tradicional e comerciantes no município, era uma pessoa alegre e não demostrava os síntomas da depressão, e nunca comentou de tirar a própria vida.
Igor nascido em Constantina Rio Grande do Sul era casado e veio para Lucas do Rio Verde ainda criança.
O vélorio está acontecendo na Câmara de Vereadores e o Sepultamento será as 16 hs no Cemitério Municipal Jardim da Paz em Lucas do Rio Verde.
REDE DE PREVENÇÃO
Todos os postos de saúde de Lucas do Rio Verde estão preparados para fazer acohimento de pacientes com sintomas de doenças mentais. A rede oferece serviços de Psiquiatria e Psicologia. A rede ainda oferece, o Centro de Atendimento Psicossocial para atendimento de adolescentes e adultos.
As famílias e pacientes, também contam dom o DISK AJUDA, 188, do Centro de Valorização da Vida(CVV), que atende todo Brasil
Prá se ter uma ideia, só primeiro ano da pandemia de COVID-19, a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou em 25%, de acordo com um resumo científico divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A saúde pública na área das doenças mentais, terá um grande desafio pela frente, com investimentos em profissionais, clínicas e medicamentos em todas as esferas do Brasil e do mundo.