Ao lado do vice-prefeito Joci Piccini, dois 8 vereadores dos partidos que formaram a aliança vitoriosa e assessores, o prefeito reeleito Miguel Vaz (Republicanos), concedeu entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (7), para agradecer aos 25.076 votos obtidos nas eleições deste domingo dia 6 de outubro.
Miguel, porém lamentou o número expressivo de 17.937 eleitores que não compareceram às urnas para votar. Esse número representa 33,38% dos 53.739 eleitorres de Lucas do Rio Verde. O prefeito que obteve a aprovação nas urnas de 74,96% dos votos válidos ressaltou que é preciso buscar forma para reduzir o índice de abstenção.
Educação
Miguel disse que pretende aumentar a oferta de vagas nas Escolas com a Educação em Tempo Integral. Ampliar o atendimento as creches e atenção a Educação Especial.
UFMT
Ele destacou que o projeto do Campos da Universide Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus de Lucas do Rio Verde, está na mesa do Ministro da Educação Camilo Santana. Segundo ele, todo o estudo de viabilidade foi elaborado e concretizado, em parceria do município com a Instituição Federal, e agora só depende da chancela do Ministro.
Saúde
O prefeito disse que os investimentos em todas as áreas de saúde, serão intensificadas, como contrução de Novas Unidades de Atendimento Básico, implantação da Telemedicina para ofertar mais especialidades à população, investimentos no atendimento da saúde mental, ampliar parceria com o Hospital São Lucas.
Habitação
De acordo com o prefeito reeleito, o déficit habitacional é o maior gargalo existente hoje em Lucas do Rio Verde. Ele reconhece que o aluguel é muito elevado, principalmente para a classe operária que vem para o município em busca de oportunidade de trabalho. Miguel aponta a necessidade de aumentar a parceria com os governos das esferas estadual e federal para implantação de novos projetos no município.
Qualificação Profissional
O prefeito reconhece que a implantação do Sistema S, Senai, Sebrae, Sest Senat, Senac e Senar é a solução para qualificação de mãos de obras. O prefeito destaca que não tem medido esforços para que o sistema possa contribuir em todas as áreas comerciais e empresarias do município, para atender a crescente ofertas de empregos.
Câmara Municipal
Miguel enalteceu o bom relacionamento que teve com a Câmara durante os quatros anos do seu primeiro mandato e espera que a nova legislatura tenha o mesmo perfil dos atuais vereadores.
Ele destacou a eleição de duas mulheres, a Professora Nadir Santana, especialista na Educação e Débora Carneiro, especialista na área social. Além de representantes do esporte, da saúde, Segurança e do funcionalismo público.
Segurança
O prefeito disse que nesse primeiro mandato investiu muito na área de segurança com estruturação da Guarda Civil Municipal (GCM) e instalação de Câmeras de monitoramento em vários bairros da cidade. Ele revelou que a segurança é um das áreas estratégicas da gestão publica.
Mudanças de Secretários
Miguel admite que poderá ocorrer mudanças na formação do seu secretariado para o segundo mandato, até o mês de dezembro. Ele revelou que no primeiro mandato fez preferência para critérios mais técnicos, do que político. Ele entende que os resultados são melhores para a população que cobra eficiência na aplicação dos recursos arrecadados dos impostos.
O Vice Joci Também Agradeceu
Presente na coletiva de imprensa, o vice Joci Piccini (União), também manifestou sua gratidão pela aprovação da chapa Miguel e Joci, nas eleições deste domingo. Joci disse que pretende dar uma contribuição em vários setores da Administração Municipal. Piccini defende que, o município precisa criar mecanismos para agregação de valores com seu produtores, especialmente com os grandes investimentos na logista da região, coma a duplicação da Br 163 e a chegada da ferrovia.
O vice prefeito também entende que é preciso investir na qualificação profissional para aumentar a oferta de mão de obra e melhorar a cada dia a qualidade de vida da população.