Nesta sexta-feira (19), O Núcleo das Agroligadas promoveu o 2º Dia de Campo em Lucas do Rio Verde, apresentando diversas atividades ligadas a cultura do algodão. O evento, que este ano destaca a cadeia produtiva do algodão, busca conectar o campo à cidade e promover a comunicação positiva do agronegócio.
No ano passado, o público alvo foi lojistas e influencers que tiveram a oportunidade de conhecer a cadeia produtiva do algodão. Este ano, o evento foi voltado para os colaboradores das instituições financeiras que atuam com fomento voltado para o agronegócio.
A visita foi na fazenda Cortezia localizada na comunidade campinho Verde. O grupo planta mais de 5 mil hectares da cultura e é considerado modelo de produção para o país. A média de produtividade da Fazenda, chega a casa de 300 arrobas por hectare. Os operadores e técnicos da fazenda, detalharam como é feito manejo da cultura, a colheita e processamento até chegar a pluma.
Além da visita a fazenda Cortezia, a comitiva visitou uma moderna indústria algodoeira, que também pertence ao Grupo Cortezia. Eles conferiram de perto o processamento da pluma e a esmagadora de caroço.
O Estado de Mato Grosso além de ser o maior produtor do Brasil, ainda se destaca pela fibra de excelente qualidade.
Simone Botan, coordenadora do Núcleo fez avaliação positiva do evento e destacou que este projeto das Agroligadas, visa promover a integração da lavoura e da cidade. “Este ano o público alvo foi os bancários que tiveram oportunidade de conhecer a cadeia produtiva do algodão”, explicou ela.
“O tour começou na lavoura com a colheita e instruções dos técnicos sobre o manejo, cultivo e a colheita. Depois eles conheceram a algodoeira, onde ocorre a retirada dos caroços e a produção da pluma, e finalizamos o evento com um almoço de confraternização, onde destacamos a rastreabilidade e sustentabilidade da cultura do algodão em Mato Grosso”, finalizou a cordenadora.
A produtora Rural Tânia Vendrúsculo destacou que, o evento reflete o compromisso das Agroligadas em divulgar a importância do algodão de Mato Grosso, que se destaca pela qualidade e responsabilidade na produção. “Recentemente, participamos do Chapada Fashion em Cuiabá, onde o slogan era ‘o algodão de Mato Grosso veste o mundo’. Nosso algodão está presente em vários países, e precisamos divulgar isso. As Agroligadas vêm com a proposta de conectar o campo à cidade, levando informações do agro e mostrando que somos nós, agricultores, que movemos o país”, explicou Tânia.
Produtora rural da comunidade de São Cristóvão e também coordenadora da Agroligadas, Sandra Barzotto destacou o crescimento do movimento e o estímulo à participação das mulheres. “Nós temos uma grande missão, que é a comunicação positiva do agro. O agro movimenta e sustenta a cadeia produtiva de maneira cada vez mais sustentável. Precisamos divulgar isso e eventos como este são fundamentais para levar a população, que não é do agro, a ver como realmente acontece o processo no campo. Assim, podemos ampliar o que temos de melhor na agricultura e levar isso para a sociedade.”
O 2º Dia de Campo das Agroligadas promete ser um evento enriquecedor, fortalecendo os laços entre o campo e a cidade e promovendo o desenvolvimento sustentável do agronegócio em Mato Grosso.