Os tradicionalistas do CTG Sentinela da Tradição, de Lucas do Rio Verde, celebraram na noite desta sexta-feira (09), a conquista de 39 troféus na etapa inter-regional do Festival Mato-grossense de Arte e Tradição Gaúcha (Femart), realizada no mês passado em Primavera do Leste.
Além das premiações, a noite contou com o anúncio de que Lucas do Rio Verde sediará a etapa estadual do evento, programada para o período de 18 a 20 de outubro de 2024, fato que trouxe ainda mais orgulho para a comunidade tradicionalista local.
Cezar Vacari, membro da patronagem do CTG, destacou a conquista e a importância do evento para o município. “Conquistamos 39 troféus em todas as modalidades artísticas que disputamos. Esta foi a segunda etapa, após a primeira em Sapezal. Agora, estamos nos preparando para a final estadual aqui em Lucas do Rio Verde, um evento que também lançamos oficialmente hoje”, disse Vacari.
A decisão de sediar a etapa estadual em Lucas do Rio Verde foi tomada na convenção realizada no ano passado, onde o município recebeu 98% dos votos. “Isso se deve à excelente estrutura que temos no CTG e no município, além da grande quantidade de competidores que temos aqui”, explicou Vacari. Ele também ressaltou que cerca de 1.500 competidores participarão do evento, que deverá atrair entre 5 a 6 mil visitantes à cidade.
O FEMART contará com diversas modalidades, distribuídas em três principais áreas: campeira, esportiva e artística. Na área artística, que é o ponto forte do evento, serão disputadas cerca de 30 modalidades, incluindo declamação, trova, canto, gaita, chula e os tradicionais grupos de dança.
Na área campeira, destacam-se as provas de laço, como laço individual, laço pai e filho, e laço em dupla, que garantem a classificação para a final brasileira no Planalto Central no próximo ano. A área esportiva incluirá modalidades como bocha e truco.