Lucas do Rio Verde - Dezembro 22, 2024

Conheça nossas redes sociais

Votação começou às 7 hs em todo o Brasil para escolha de prefeitos e vereadores

As 500.183 seções eleitorais espalhadas pelo país foram abertas às 8h (horário de Brasília) deste domingo (6). A votação irá até as 17h.

Por: Portal JVC / Valdecir Chagas / CMN

Compartilhe:

0g0a5675
(Autor da imagem: Portal JVC)

Mais de 155 milhões de brasileiros estão aptos para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, com mandato de 2025 a 2028.

Nas eleições municipais deste ano, serão eleitos 5.569 prefeitos e mais de 58.000 vereadores em todo o país. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há 431.979 candidatos a vereador e 15.573 a prefeito.

Início ao mesmo tempo

Assim como nas eleições gerais de 2022, todas as cidades do país irão votar ao mesmo tempo.

Com isso, começou às 6h, horário local (8h, em Brasília), a votação no Acre e em 11 municípios do Amazonas (Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Tabatinga, São Paulo de Olivença e Jutaí).

Estados como, Mato Grosso, Amazonas,  Roraima,  Pará,  Rondônia,  e em Mato Grosso do Sul, a votação começou às 7h (horário local).

O que se pode levar para a cabine de votação?
O eleitor poderá levar apenas um papel com os números dos candidatos em que irá votar.

Outros itens, porém, são proibidos. Entre eles, estão celulares e equipamentos eletrônicos.

Desde 2022, o TSE decidiu que, antes de se dirigir à cabine da urna eletrônica, o eleitor deverá entregar seu celular, câmeras fotográficas, ou qualquer aparelho de telecomunicação e registro de câmera para o mesário.

Os aparelhos são entregues de volta ao eleitor assim que ele deixar a cabine.

Quais documentos são necessários para votar?

No dia da eleição, o eleitor pode votar com um documento oficial com foto: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.

O título de eleitor não é obrigatório, mas é esse documento que traz a zona e a seção eleitoral. 

Lucas do Rio Verde

O município de Lucas do Rio Verde conta com 53.739 eleitores aptos para exercerem a democracia neste domingo. Os eleitores estão distribuídos em 150 seções eleitorais, em 15 locais de votação.

Para as eleições de 2024, o juiz da 21ª Zona Eleitoral Dr Evandro Juarez Rodrigues, convocou  616 mesários que trabalharam nas 150 seções eleitorais. 

Serão utilizadas 150 urnas eletrônicas. Ainda ficaram 19 urnas de reservas caso, alguma delas venha apresentar problemas técnicos. Além disso, a justiça eleitoral, ainda  mantém a inesquecível urnas de lonas. Três unidades ficaram a disposição, caso seja necessário a votação manual em papel.

Jornalista Valdecir Chagas

Fale Conosco

Pelo canal de atendimento ao cliente, estamos disponíveis para atendê-lo(a) da melhor forma

plugins premium WordPress