A Polícia Federal deflagrou uma nova operação, na manhã desta sexta-feira (20), para cumprir mandados de busca e apreensão contra venda de sentenças no Judiciário de Mato Grosso. Um dos alvos é a ex-assessora do desembargador João Ferreira Filho.
Conforme apurado pela reportagem, a ação é uma continuidade da Operação Sisamnes, que ocorreu no dia 26 de novembro com o objetivo de investigar crimes de organização criminosa, corrupção, exploração de prestígio e violação de sigilo funcional com venda de sentença.
Entre os alvos estavam os desembargadores afastados do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho e alguns advogados.
Além dos mandados de busca e apreensão, a operação prendeu Andreson de Oliveira Gonçalves, acusado de ser lobista no esquema de venda de sentenças do falecido advogado Roberto Zampieri.
As investigações apontam para um suposto esquema de venda de decisões judiciais, envolvendo advogados, lobistas, empresários, assessores, chefes de gabinete e magistrados.
Conforme as apurações, os investigados solicitavam valores para beneficiar partes em processos judiciais, por meio de decisões favoráveis aos seus interesses.
Também são investigadas negociações relacionadas ao vazamento de informações sigilosas, incluindo detalhes de operações policiais.