Na manhã desta quarta-feira, 1º de janeiro de 2025, a Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde foi palco da Sessão Solene de Posse do prefeito reeleito Miguel Vaz, do vice-prefeito Joci Piccini e dos vereadores eleitos para a gestão 2025-2028. A cerimônia, que reuniu autoridades, lideranças e moradores da cidade, simbolizou o início de mais um ciclo de trabalho e dedicação ao município.
Durante seu discurso, Miguel Vaz reforçou o compromisso com a continuidade de projetos e iniciativas que têm transformado Lucas do Rio Verde.
“Muitos desafios para os próximos quatro anos, muitos projetos, muito trabalho e a gente espera muitas realizações para melhorar a qualidade de vida dos luverdenses. Pensar na nossa cidade com a estrutura adequada, com serviços públicos que cheguem, que sejam acessíveis a todos os cidadãos e que eles cheguem com qualidade. Com um sentimento forte de pertencimento, a visão mais de futuro, também pensando em desenvolvimento econômico, novos projetos, novos investimentos, rodovia, ferrovia, chegando. Tudo isso nos leva a organizarmos novamente o nosso plano diretor para levar a cidade pensando nela nos próximos 30, 40 anos”, enfatizou Miguel Vaz.
O prefeito também agradeceu à população pela votação e confiança recebida nas urnas.
“Agradecer sempre a confiança que a população depositou nas urnas, chegando a praticamente 75% dos votos, então muito obrigado por esta confiança e nós vamos devolver isso com muito trabalho, com muito compromisso, responsabilidade e austeridade com o gasto público”, ressaltou o prefeito.
Joci Piccini, em sua primeira fala oficial como vice-prefeito, também destacou a importância de trabalhar a área econômica para o desenvolvimento do município.
“Eu tenho certeza que nós vamos corresponder com a expectativa da população, que é o mais importante. O poder público, ele depende, muitas vezes, da economia também. Não dá para você ficar dizendo que eu vou fazer. Dizer, tem esses fatores que levam para a arrecadação, tem os fatores econômicos do país inteiro. Mas eu tenho certeza que, o que depender do nosso trabalho, nós vamos conseguir realizar para que os nossos cidadãos tenham orgulho dos seus administradores que escolheram”, enfatizou Joci.
A cerimônia marcou o início de um novo mandato que promete manter o foco em inovação, sustentabilidade, habitação, educação, saúde e desenvolvimento econômico, pilares fundamentais para o futuro de Lucas do Rio Verde.
Os vereadores eleitos também foram empossados, comprometendo-se a atuar em parceria com o Executivo para atender às demandas da população.
Durante a sessão, foi eleita a mesa diretora da Câmara, que elegeu por 8 votos a 1 o vereador Airton Callai como presidente, a vereadora Nadir Santana como vice-presidente, o vereador e ex-presidente Wlad Mesquita como primeiro-secretário e a vereadora Débora Carneiro como segunda-secretária.
O presidente eleito, Airton Callai, destacou o papel do Legislativo e o trabalho em conjunto com o Executivo que será feito nos próximos quatro anos. “A população pode esperar ainda mais comprometimento, ainda mais trabalho, com comprometimento de trabalhar junto com o prefeito, junto com o vice-prefeito, para uma Lucas cada vez mais forte, cada vez mais com oportunidades, mas também cuidando muito das pessoas. Nós vamos trabalhar esses dois anos como presidente, fazendo as discussões necessárias da Câmara, mantendo a nossa independência, mantendo o nosso protagonismo e trabalhando firme para que os projetos que venham para essa casa sejam discutidos e aprovados.”
Estiveram presentes a primeira-dama Janice Ribeiro, a esposa do vice-prefeito Joci, Beatriz Piccini, os ex-prefeitos Marino Franz e Paulo Nunes, secretários municipais, empresários, produtores rurais e diversas autoridades locais.
Eleição da Mesa Diretora
O Vereador Wlad Mesquista, presidiu a sessão de posse dos vereadores eleitos e encaminhou o processo de votação da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal.
Depois da posse foi realizada a eleição da Mesa Diretoria, tendo o vereador Airton José Callai (Republicanos), como o novo presidente do Legislativo, cargo que ocupará durante o biênio 2025/2026.
A chapa “Parlamento Forte”, encabeçada por Callai, foi a única inscrita para a disputa da Mesa Diretora da Câmara. Também foi definido que a vereadora Nadir Santana (União) será a vice-presidente, Wlad Mesquita (Republicanos) assumirá o cargo de primeiro-secretário, e Débora Carneiro (PRD) será a segunda-secretária. A chapa recebeu oito votos favoráveis e apenas um contrário, do vereador Hélio Kaminski (PL).
Em seu quarto mandato no Parlamento, esta será a terceira vez que Airton Callai presidirá o Legislativo de Lucas do Rio Verde. Radialista, ele é irmão de João José Callai, o primeiro presidente da Câmara Municipal, eleito em 1989. Callai sucede Wlad Mesquita, que assumiu o Legislativo em agosto de 2024, com a renúncia de Sandra Barzotto.
Airton foi eleito pela primeira vez em 2008, com 935 votos. Em 2012, foi reeleito com 1.109 votos. Em 2016, chegou à Câmara pela terceira vez, sendo o segundo vereador mais votado daquele pleito, com 1.242 votos. Nas eleições de 2024, obteve 1.357 votos.
“Gratidão a todos que me ajudaram a estar aqui pela quarta vez e a todos que votaram em mim para eu ser, pela terceira vez, presidente da Câmara. Gratidão a Lucas do Rio Verde por ter me recebido aqui há mais de 30 anos. Onde escolhi criar minha família e trabalhar para ter uma cidade melhor, com mais oportunidades para todas as pessoas. Temos o comprometimento, os nove vereadores, de trabalhar cada vez mais para melhorar a vida do cidadão, simplificar as coisas e resolver velhos problemas”, disse Callai, em seu discurso.
Além de Airton, Débora, Wlad, Hélio e Nadir, também foram empossados os vereadores Márcio Rogério Albieri (MDB) e Gilson Fermino de Souza (União), reeleitos em 2024, e Jackson Timóteo Lopes (PRD) e Nelson Hasegawa Júnior (Republicanos), que assumem uma vaga no Parlamento pela primeira vez. A cerimônia ainda marcou o início do segundo mandato do prefeito Miguel Vaz e seu novo vice, Joci Piccini.