Lucas do Rio Verde - Agosto 25, 2025

Conheça nossas redes sociais

Eletrobras eleva nível de segurança da barragem da Usina de Colíder para “alerta”

Decisão foi tomada após danos recorrentes nos drenos; operador transitório, Copel, foi orientado a reduzir nível do reservatório para avaliação e plano de ação

Por: Portal JVC / Nativa news

Compartilhe:

Usina-de-Colider-Portal-JVC
(Autor da imagem: Portal JVC)

A Eletrobras anunciou, nesta sexta-feira (15), que elevou para “alerta” o nível de segurança da barragem da Usina Hidrelétrica de Colíder, no Mato Grosso, devido a recorrentes danos nos drenos do sistema da usina.

A companhia orientou a Copel, responsável pela operação transitória da hidrelétrica, a adotar medidas imediatas para reduzir o nível do reservatório. Segundo comunicado, a decisão segue recomendação de um painel de especialistas externos, que apontou a necessidade de resguardar a integridade da estrutura, realizar avaliação detalhada do cenário e definir um plano de ação para restabelecer a condição “normal” da barragem.

Localizada no rio Teles Pires, a Usina de Colíder foi adquirida pela Eletrobras em maio deste ano, em operação de troca de ativos com a Copel. Na época, a classificação de segurança estava em “atenção”. O protocolo de monitoramento de barragens prevê quatro níveis: “normal”, “atenção”, “alerta” e o mais crítico, “emergência”.

Jornalista Valdecir Chagas

Fale Conosco

Pelo canal de atendimento ao cliente, estamos disponíveis para atendê-lo(a) da melhor forma

plugins premium WordPress