Com uma população de 83.798 habitantes, número revelado pelo IBGE no Censo de 2023, Lucas do Rio Verde poderia contar com 17 cadeiras na Câmara de Vereadores, a partir das eleições de 2024.
Um projeto de Lei de autoria dos então vereadores, Dirceu Cosma, Cristiane Dias e Marcos Paulista, visando o aumento do número de cadeiras, chegou a tramitar nas comissões permanetes e foi a votação em plenário do poder legislativo, mas foi reprovado por unanimidade do atuais vereadores que compõem a Câmara Municipal.
O entendimento é que a estrutura física da Câmara hoje, não está preparada para o aumento de parlamentares, e que o aumento de vereadores aumentaria consideravelmente os gastos para o cofre público, sem necessidade para o Poder Legislativo Luverdense.
Como é o processo?
De acordo com a Legislação eleitoral, aprovação do acréscimo de vereadores só é possível, conforme o aumento populacional de cada município. Com o Censo realizado no ano passado, o número de habitantes de cada cidade foi atualizado.
A lei federal diz que municípios de até 15 mil habitantes podem ter nove parlamentares nas Câmaras Municipais. Acima de 15 mil até 30 mil habitantes, o número pode subir para 11 parlamentares.
Existe um prazo para que as cidades possam aprovar esse projeto?
Quando se fala de alterações eleitorais é um ano antes das eleições, porém, a aprovação também pode ser feita na legislatura anterior.
Mesmo sem aumento de veradores, o orçamento da Câmara de Lucas do Rio Verde para o exercício de 2024, é de R$7,6 milhões.