Várias cidades do Médio Norte de Mato Grosso que tiveram crescimento urbano acelerado nos últimos anos, vem apresentando um sério problema que é dificil de solução. Com a trasformação das áreas verdes e ruas em asfalto, os gestores ao que tudo indica, não imaginavam as consequências que viriam em um futuro bem próximo.
As galerias pluvias e as caixas de contenções, não vem suportando o grande volume das enxurradas e as vias públicas se tranformam em um mar de água para preocupação de todos.
O grande exemplo disso, foi a chuva forte que caiu neste sábado em Sorriso alagou diversas vias do município, como as avenidas Tancredo Neves, Brescansin, Bluemenau e outros trechos. Conforme o sargento Alberto dos Santos, coordenador da Defesa Civil, apesar dos transtornos, não houve registro de residências alagadas e maiores danos.
“É tranquilizar a população, com essa chuva que começou aproximadamente às 11 horas e foi até às 14, houve muito acúmulo de água, mas temos uma cidade quase 100% asfaltada, então a vazão é feita pelas bocas de lobo. Muita água para pouca vazão. Choveu cerca de 90.3 milímetros, é muita chuva para pouco tempo”, explicou.
A pergunta que fica no ar, será que não aprendemos com o que vem ocorrendo há muitos anos com os grandes centros, a exemplo de São Paulo e outras capitais, ou teremos que pagar o preço do crescimento?
Dias atrás questionei um gestor do Nortão, o porque ele tranformou uma praça verde de sua cidade em cimento, ele em off, respondeu, Jornalista área verde da muito trabalho para manutenção, todas semanas tem que ter equipe de jardinagem trabalhando, o asfalto ou o cimento, não precisa de constante manutenção.
Lembrei o gestor, que nós tivemos um dos anos mais quente de todos os tempos, e o cimento e o asfalto contribuem para o aquecimento, ele concordou, porém disse que seu município tem pouca receita.
Por aí dá-se para ter uma ideia, dos pensamentos de nossos gestores, que apesar de falar tanto em sustentabilidade e qualidade de vida, tem muitos por aí andando na contramão da busca incessante para garantir qualidade de vida e um mundo melhor para as futuras gerações.