Ocorreu na tarde desta quarta-feira (20) a Primeira Sessão Extraordinária do Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional de Mato Grosso, a eleição da lista sêxtupla de candidatos à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
O Advogado Abel Sguarezi de Lucas do Rio Verde está entre os seis nomes relacionados para serem encaminhados ao Tribunal de Justiça, que eliminará três nomes e encaminhará uma lista triplice ao governador Mauro Mendes. Os nomes classificados foram os seguintes: Abel Sguarezi, Dinara de Arruda, Flaviano Taques, Glaucia Amaral, Hélio Nishiyama, Juliana Zafino.
No ano de 2020 foram criadas 9 vagas para desembargadores, com objetivo de atender o aumento dos processos ajuizados nos últimos anos. Destes, 7 vagas serão destinadas à magistratura (juízes) e duas ao Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Estas cadeiras são garantidas pelo Quinto Constitucional, norma prevista na Constituição Federal que determina que 1/5 (um quinto) das vagas em determinados tribunais deve ser preenchida por advogados e membros do Ministério Público e não só por juízes de carreira.
A vaga do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) já foi preenchida pelo promotor de Justiça Marcos Regenold. Na segunda-feira (18) o TJ escolheu os 3 candidatos da lista tríplice, que foi encaminhada ao governador Mauro Mendes, que escolheu Regenold. A lista também era composta pelo promotor de Justiça Wesley Sanchez Lacerda e pela procuradora de Justiça Eunice Helena Rodrigues de Barros.
Nesta quarta-feira (20) a OAB-MT definiu a lista sêxtupla que será enviada ao TJ, que então escolherá 3 nomes para encaminhar ao governador, que escolherá o novo desembargador.