Lucas do Rio Verde - Fevereiro 5, 2025

Conheça nossas redes sociais

Audiência na Câmara, debate segurança Pública em Lucas do Rio Verde

Lideranças políticas, forças de segurança e um bom público, debateram propostas para melhoria da segurança no município

Por: Portal JVC / Valdecir Chagas

Compartilhe:

Foto-capa-Audiencia-Publica-Camara-debeta-seguranca-em-LRV-Portal-JVC
(Autor da imagem: Portal JVC)

Com a presença de autoridades políticas, forças de segurança e de um bom público representando a população de Lucas do Rio Verde, aconteceu na noite desta quarta-feira (22), uma audiência pública, onde foram elencados, os principais gargalos a serem superados para combater o crime organizado que vem crescendo no município e região.

O evento foi aberto com pronunciamentos das autoridades  que enalteceram o empenho das forças de segurança nas ações diárias. Porém, eles reconheceram que há necessidade urgente de investimentos nos efetivos das polícias civil e militar, melhoria no aparelhamento e uso da tecnologia.

O comandantes da Polícia Militar  Cel. Secchi e o Comandante da Guarda Civil Municipal Cel Jota Lima, apresentaram números de ocorrências registradas nos últimos anos. Eles revelaram que os índices de roubos, furtos e homicídios, foram reduzidos com as ações das forças de segurança.

Já o prefeito Miguel Vaz e o deputado Gilberto Cattani(PL), que participaram da audiência, destacaram que as leis são mecanismos importantes no combate ao crime organizado. E no entendimento deles, a legislação do país, está ultrapassada para fazer frente ao crime, que cresce em todos os municípios brasileiros. 

Miguel lembrou que o município investiu pesado na segurança pública, com a ampliação da Guarda Civil Municipal armada que hoje conta com 67 integrantes e instalação de câmeras de monitoramento.

O público também participou ativamente, fazendo vários questionamentos. Suzana, mãe do jovem desaparecido há 367 dias,  conhecido como Vitinho, levou cartazes e falou emocionada e pediu solução para o caso envolvendo seu filho.

Ações a serem implementadas

Durante a audiência, autoridades, forças de segurança e o público presente,  foram consensual no entendimento que, o inimigo comum é o crime organizado. Para o combate ao crime que cresce no município, será necessário a união de esforços entre forças de segurança, poder público municipal e estadual, bem como a população em geral.

Tanto o prefeito Miguel Vaz, quanto o Comandante da PM Cel Secchi, entenderam que serão necessários implementar ações preventivas e punitivas. Como mais atividades esportivas e a ampliação do Programa de resistência as drogas (Proerd), nas escolas do município. Segundo o Cel Secchi, em 2024, o programa formou cerca de 1.500 crianças. O prefeito destacou que será criado a Delegacia de Roubos e Furtos (Derf), além da designação do aumento de efetivo das polícias no município.

Outra grande preocupação levantada pelo Cel Secchi é a questão dos reeducandos do sistema semiaberto, que vem cumprindo o regime, mediante o uso tornozeleiras eletrônicas. “São cerca de 300 a 400 reeducandos que estão em liberdade pelas ruas da cidade”, revelou Secchi. 

A superlotação do Centro de Detenção Provisória (CDP), também foi outro assunto questionado na audiência. Com o fechamento do presídio de Nova Mutum, o CDP de Lucas do Rio Verde foi obrigado a receber parte dos reeducandos do município vizinho.  As lideranças do município destacaram que a situação está ficando insustentável, e o estado através da Secretaria de Segurança precisa encontrar uma solução para o problema ocasionado.

Outra proposta apresentada, foi a realização de uma audiência ampliada com a presença de 16 municípios da região com a presença dos senadores, deputados federais e estaduais, com objetivo de mostrar a preocupação com a necessidade que criarem leis mais rigorosas no combate ao crime organizado.

A audiência pública, contou com representantes de vários municípios da região, como Sorriso, Nova Ubiratã, Tapurah, Ipiranga do Norte e o município sede Lucas do Rio Verde. Ela foi convocada pelo vereador Hélio Kaminski (PL).

Jornalista Valdecir Chagas

Fale Conosco

Pelo canal de atendimento ao cliente, estamos disponíveis para atendê-lo(a) da melhor forma

plugins premium WordPress