Lucas do Rio Verde - Dezembro 3, 2024

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Avião que fez pouso forçado em lavoura no Nortão estava com óleo contaminado

A investigação do pouso forçado do Embraer 200 “Ipanema” em área de lavoura de uma fazenda em Marcelândia foi concluída no último dia 29

Por: Portal JVC / Sonotícias

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(Autor da imagem: Sonotícias)

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) concluiu, no último dia 29, a investigação do pouso forçado do Embraer 200 “Ipanema” em área de lavoura de uma fazenda em Marcelândia. O caso ocorreu em janeiro de 2023. Segundo o relatório que Só Notícias teve acesso, a aeronave decolou da propriedade rural a fim de realizar aplicação de defensivos agrícolas, com um piloto a bordo. Durante o voo, a aeronave perdeu potência e realizou um pouso forçado sobre a lavoura e ‘pilonou’, que é quando o avião pousa de ‘cabeça para baixo’.

A aeronave teve danos substanciais e o piloto sofreu lesões leves. Conforme a investigação do órgão federal, o piloto estava com a habilitação e a licença válidas, bem como a aeronave estava com as escriturações das cadernetas de célula, motor e hélice atualizadas. Além disso, as condições meteorológicas eram favoráveis à realização do voo.

Segundo relato do piloto, durante o deslocamento para outra área, ao sobrevoar uma área de mata fechada, o motor teria apresentado perda de potência gradativa. O piloto buscou alijar a carga (desfez-se dos defensivos) e efetuou um pouso forçado na lavoura.

No relatório, a equipe de investigação do CENIPA apontou que, nos testes realizados, a válvula injetora apresentou fluxo de combustível abaixo do mínimo previsto e foram encontrados indícios de carbonização e sedimentos nos pistões, que se encontravam com coloração não uniforme na saia e também foram constatadas marcas características de pré-ignição.

Ainda durante a desmontagem e análise do motor, foi coletada uma amostra de óleo lubrificante que foi enviada para análise na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em Brasília. Para a análise, foi realizada uma comparação de resultados entre a amostra de óleo coletada do motor da aeronave com uma amostra de óleo lubrificante específica do motor.

Segundo o relatório do ensaio, a viscosidade cinemática obtida na amostra coletada era incompatível com a maioria dos óleos lubrificantes utilizados em aeronaves. Também foi observada a presença de éster, o que indica contaminação do lubrificante com óleo vegetal, segundo apontou a equipe.

Ainda de acordo com o relatório do ensaio, os óleos lubrificantes utilizados na aviação possuem carga considerável de fósforo. Os valores encontrados na amostra coletada foram da ordem de 114 ppm, demonstrando sub aditivação. “Ante os valores encontrados, pôde-se inferir que havia recompletamento do nível de óleo do motor com óleos não previstos, o que pode causar a diminuição de rendimento do motor, menor eficiência de lubrificação, elevação dos níveis normais de temperatura de operação e pré-ignição, dentre outros fatores”, diz trecho do relatório.

Por fim, diante das evidências encontradas, “pôde-se deduzir que o motor não entregava toda a potência prevista pelo fabricante, tendo operado com mistura pobre e temperatura acima dos níveis normais”, “Tal fato pode indicar uma inadequada supervisão das atividades de execução operacional relativas ao aspecto de manutenção da aeronave, por inadequação dos serviços preventivos”, concluiu o relatório.

O CENIPA informou que o único objetivo das investigações realizadas pelo órgão é a prevenção de futuros acidentes aeronáuticos. Que o relatório, cuja conclusão baseia-se em fatos, hipóteses ou na combinação de ambos, objetiva exclusivamente a prevenção de acidentes aeronáuticos.

Conforme Só Notícias já informou, um avião que fez pouso de emergência em Campo Verde, também em 2023, estava com combustível automotivo e o piloto sem habilitação, segundo o CENIPA.

Jornalista Valdecir Chagas

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