Lucas do Rio Verde - Dezembro 21, 2024

Conheça nossas redes sociais

Boa Esperança do Norte possui 4.246 eleitores aptos para votarem nas eleições de 2024

Dia 6 de outubro de 2024, os eleitores do novo muicípio, vão eleger pela 1ª vez, o prefeito, vice prefeito e os 9 vereadores da Câmara Municipal

Por: Portal JVC / Valdecir Chagas

Compartilhe:

Celebe-Francio-Portal-JVC
(Autor da imagem: Portal JVC)

No dia 6 de outubro de 2024, os  4.246 eleitores,  de Boa Esperança do Norte, vão as urnas pela 1ª vez, para escolher o prefeito, vice prefeito e os 9 vereadores, que vão compor a primeira legislatura municipal.

De acordo com o Subprefeito Calebe Francio, e pré-candidato a prefeito pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), o número de eleitores é considerado representativvo, para inicar as atividades do novo município matogrossense.

Calebe disse que, vem convidando  e recebendo a presença de empresários dos mais variados ramos, com objetivo de mostrar o potencial do novo município,  para atrair investimentos nos mais variados setores comercial e especialmente em agroindustria no novo município.

Com apoio do  prefeito do município Sorriso, que é um dos município mãe e que apoiou o processo de emancipação de Nova Esperança do Norte, Calebe ressalta que a expectativa é muito grande, para a instalação da sede dos poderes executivo, legislativo  e secretarias municipais.

Ao falar do planejamento e da  organização do novo município com suas secretarias, Calebe, não esquece de agradecer e reconhecer  o apoio do Prefeito Ari Lafin e sua equipe da Prefeitura de Sorriso. Para ele,  se  não tivesse esse suporte, seria muito mais difícil, montar toda a estrutura da Prefeitura que começando pela estaca zero. 

Criação do novo município
 
Boa Esperança do Norte foi criado, mas não instalado, pela Lei nº 7.264, de 29 de março de 2000 de autoria do então deputado Estadual Nico Baracat (MDB). Naquele mesmo ano, por unanimidade, acompanhando o voto do desembargador Flávio Bertin, o TRE acolheu decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e declarou, em esfera de Mandado de Segurança, inconstitucional a lei de criação do município de Boa Esperança do Norte.

A decisão implicou no cancelamento das eleições para prefeito, vice-prefeito e vereador, uma vez que Boa Esperança do Norte, voltou à condição de distrito do município de Sorriso.

Depois de 23 anos de demanda judicial, Boa Esperança do Norte, se tornou oficialmente um novo município de Mato Grosso, com o veredicto do Supremo Tribunal Federal (STF), em sede de julgamento de uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental(ADPF), em outubro de 2023.

O que tem em Boa Esperança do Norte?

A região conta com uma população  estimada pelo IBGE, de 7 mil habitantes. De acordo com o  Tribunal Superior Eleitoral (TSE),  4.246 eleitores, aptos a votarem nas eleições do dia 6 de outubro de 2024.

O novo município, destaca-se na produção de grãos,  com mais de 700 mil toneladas.  Uma área área territorial de aproximadamente,  280 mil hectares agricultáveis, e um total de 350 mil hectares com as reservas florestais.

Segundo um levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), o novo município conta com cerca de 400 empresas, entre microempresas, MEIs e grandes empresas.

Boa Esperança do Norte nascerá com uma econmia forte e pujante e deverá se destacar entre os 40 melhores municípios de Mato Grosso.

Boa Esperança do Norte conta hoje  uma Unidade de Saúde. Com a emancipação, duas unidades de saúde de Nova Ubiratã devem passar a ser de Boa Esperança do Norte.

Jornalista Valdecir Chagas

Fale Conosco

Pelo canal de atendimento ao cliente, estamos disponíveis para atendê-lo(a) da melhor forma

plugins premium WordPress