O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ficou irritado com a possibilidade do PL ficar no mesmo palanque que o PT, em Jaciara, para apoiar a atual prefeita Andreia Wagner (PSB). Em um grupo de WhatsApp com lideranças da sigla, o ex-mandatário disse que apoiaria outra candidatura.
“Confirmada a coligação PT/PL em Jaciara (MT), me coloco à disposição de candidatos de outros partidos para ir a esse município e fazer campanha contra os candidatos da coligação PT/PL”, disse Bolsonaro na mensagem publicada pelo Portal Metrópoles.
Após sua ameaça, o presidente estadual do PL, Ananias Filho interviu e vetou a aliança com a Federação PT, PV e PCdoB, afirmando que, caso a Federação não saia da coligação, ele irá destituir a direção municipal no município. Questionado sobre vetar a Federação e apoiar uma candidatura do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Ananias afirmou que considera a sigla da prefeita de direita, mas que esta aliança com o PL já acontece há muito tempo.
“Eu considero o PSB um partido de esquerda. Não tem como dizer que não é. Mas essa é uma aliança construída há 8 anos. Então existe essa exceção”, justificou. Contudo, o presidente estadual da legenda, afirmou que já vetou alianças em outros 5 municípios do Estado. “Das 132 cidades que vamos disputar, essa aliança com a esquerda aconteceu. E eu já vetei”, concluiu.
Quem também afirmou que irá intervir no município é o presidente estadual do PT, deputado Valdir Barranco, que lembrou que existe uma resolução proibindo aliança com o PL.
“Isso será modificado, não tem como estarmos coligado com o partido de Bolsonaro. Existe uma resolução Nacional vetando qualquer aliança com o PL do Jair Bolsonaro. O PT de Jaciara vai seguir essa determinação partidária”, afirmou.