A 5ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Nova Mutum/MT atendeu a uma ocorrência de afogamento no Rio Arinos, no município de São José do Rio Claro/MT. A vítima identificada como Francisco, de 40 anos, foi vista submergir nas águas do rio por volta das 19h30 desta terça-feira (26) e estava desaparecida desde então.
Após ser acionado, o Corpo de Bombeiros iniciou as buscas no dia 27 de novembro, utilizando equipamento de mergulho autônomo. As operações concentraram-se em um raio de 500 metros a partir do último ponto em que a vítima foi avistada. A profundidade variava entre 6 e 12 metros, com correnteza e água turva, o que dificultou significativamente as buscas.
Na manhã desta quinta-feira (28), as equipes retomaram os trabalhos e, por volta das primeiras horas do dia, localizaram o corpo do senhor Francisco boiando às margens do Rio Arinos, cerca de 5 quilômetros do ponto inicial de busca. Após a retirada do corpo da água, a vítima foi entregue à Polícia Judiciária Civil para os procedimentos legais e encaminhamento adequado.
O Corpo de Bombeiros reforça a importância de medidas preventivas (não consumir álcool antes de pilotar embarcação, utilizar colete sempre que esteja dentro de uma embarcação, entre outros) ao utilizar rios e outros corpos hídricos, especialmente em locais com correnteza, para evitar tragédias como esta.