A Prefeitura de Lucas do Rio Verde preparou o cemitério Jardim da Paz para receber familiares e amigos em homenagem aos entes queridos para este sábado (2) dia de finados. A data, que tradicionalmente atrai grande movimentação no local, também demanda atenção redobrada em relação aos cuidados com os túmulos.
Em Lucas do Rio Verde, a manutenção do Cemitério já ocorre durante todo o ano, com serviços de limpeza, dedetização, capina, pintura, arborização, entre outros. A organização é pensada anualmente, já que o local recebe visitas todos os dias.
É um momento de reflexão e lembrança, mas também é crucial que os visitantes tomem algumas precauções para garantir a segurança e o respeito ao ambiente. Confira os principais cuidados recomendados:
Orientações da prefeitura:
1. Utilize recipientes adequados: Sempre use velas em recipientes de vidro ou metal que devem ser acesas somente no cruzeiro central para evitar focos de incêndio. Isso ajuda a evitar que a chama se espalhe e reduz o risco.
2. Mantenha vigilância: Não deixe as velas acesas sem supervisão. Esteja sempre atento ao que acontece ao seu redor.
3. Apague antes de sair: Certifique-se de apagar as velas antes de deixar o local. Use um apagador para evitar que a cera se espalhe.
4. Limpeza do túmulo: Remova objetos inadequados e lixo do túmulo, como plásticos ou itens que não sejam permitidos. Utilize água e sabão neutro para a limpeza.
5. Cuidados com plantas: Se for adicionar flores, escolha espécies apropriadas e mantenha o local limpo, evitando entulhos, além do cuidado com os vasos para que não se tornem possíveis criadouros do mosquito da dengue.
Esses cuidados ajudam a preservar o ambiente do cemitério e a manter a segurança de todos.
A data deve atrair cerca de 12 mil pessoas para o Cemitério Municipal Jardim da Paz, em Lucas do Rio Verde.
No dia 02 de novembro, o cemitério estará aberto das 6h às 18h e a tradicional Missa Campal está marcada para às 7h.