Lucas do Rio Verde - Janeiro 13, 2026

Conheça nossas redes sociais

Colíder comemora hoje 46 anos de emancipação política

No dia 18 de dezembro de 1.979 o município foi desmebrado de Chapada dos Guimarães datravés da Lei 4.158, sancionada pelo governador Frederico Campos

Por: Portal JVC / Valdecir Chagas

Compartilhe:

Colider-46-anos-Portal-JVC
(Autor da imagem: Portal JVC)

Em 18 de Dezembro de 1979, através da Lei Estadual nº. 4.158, sancionada pelo então governador Frederico Carlos Soares de Campos, foi criado o município de Colíder, que se tornou famoso devido à produção agropecuária e também aos garimpos nas décadas de 80 a 90; passando pelo processo de extração de madeiras e, por conseguinte a pecuária e a industrialização através de frigoríficos e curtume, atividades do comércio e prestação de serviços.

A ocupação das terras da região ocorreu no tempo dos incentivos fiscais e projetos do Governo Federal da década de setenta. Quando os soldados do 9º BEC ainda rasgavam a BR 163, Raimundo Costa Filho decidiu colonizar a região, nela entrando no sentido leste-oeste.

Raimundo Costa Filho já tinha experiência em colonização no Estado do Paraná, e em 1973 chegou a Mato Grosso. Sobrevoou a região e adquiriu extensa área de terras. Seguiu o picadão do 9º BEC, acompanhado de topógrafos e iniciou a medição da área. Luiz Marques da Silva mudou-se então para o lugar da futura cidade de Colíder, que inicialmente foi denominada de Cafezal.

A criação oficial do patrimônio de Cafelândia se deu a 07 de Maio de 1974, considerando o dia do aniversário de Colíder, com o erguimento de um ranchão, que passou a servir de dormitório, armazém, enfermaria e pensão.

Era tal a procura de terras que, em 1974, quase toda a Gleba Cafezal já havia sido ocupada. Programou-se, então, a cidade.

A povoação cresceu, passando à denominação de Colíder, utilizou-se das iniciais da palavra Colonizadora Líder (Co + líder), cujo significado descrevia que ali nascia uma unidade social de grande importância ao lado de outra, pois na época, Ênio Pipino já desenvolvia uma colonização de vulto naquela região, estabelecendo Sinop como sede dos empreendimentos. Colíder vinha a ser, então, uma outra Sinop. Os colonizadores tencionavam criar uma estrutura tal que justificasse o seu nome de liderança.

Emancipação política

O deputado estadual que apresentou o projeto de Lei para a criação do município de Colíder foi OSCAR DA COSTA RIBEIRO. O projeto resultou na Lei Ordinária n. 4.158, de 18 de dezembro de 1979, que elevou a categoria de município, desmembrando-o  de Chapada dos Guimarães.

Oscar Ribeiro foi um importante parlamentar estadual da época, atuando na Assembleia Legislativa de Mato Grosso durante o período resstruturação do Estado, após a divisão que criou Mato Grosso do Sul.

Colíder cidade polo regional

Com aproximadamente 32.010 habitantes,  localizada na região Norte de Mato Grosso, Colíder é sem dúvida um importante polo de desenvolvimento regional.

Sua economia está baseada na pecuária de corte e leiteira e por último vem sendo empulsionada, pelo ressurgimento da agricultura de precisão, com a introdução do agronegócio tendo como as principais culturas agrícola,  a soja e milho.

Os colidenses, povo simples, determinado, acolhedor e trabalhador, tem muito motivo para comemorar nesta importante data.

PARABÉNS COLÍDER . Votos Jornalista Valdecir Chagas !

Jornalista Valdecir Chagas

Fale Conosco

Pelo canal de atendimento ao cliente, estamos disponíveis para atendê-lo(a) da melhor forma