A partir deste ano, Colíder contará com o evento técnico denominado de Show Rural. O lançamento ocorreu na noite de quinta-feira(12), pela Diretoria do Sindicato Rural de Colider e contou com a presença do Prefeito Rodrigo Benassi e várias lideranças sociais e empresariais.
A programação do evento está definida para acontececer no período de 8 e 11 de abril, no parque de exposição, e marca uma mudança estratégica no calendário agropecuário da região norte de Mato Grosso, ao priorizar o caráter técnico e a atração de investimentos em detrimento do entretenimento puro.
Lucas e Sinop, Desvincularam os eventos há vários anos
Lucas do Rio Verde, foi o município pioneiro na região a desvincular os dois eventos que marcavam os festejos da data do município. Em 2014, o município formatou o projeto e implantou o Show Safra Br-163, que hoje é considerado o quarto maior evento de tecnologia do agronegócio do país. Sinop, depois de muita avaliação e polêmica, seguiu na mesma direção, por entender que o entretenimento desfoca, o público dos negócios, da tecnologia e da informação.
Colíder segue o foco do agro
Com objetivo de focar no agronegócio, a organização através do Sindicato Rural, optou pela separação definitiva entre a feira de negócios e a Expolíder. A meta é consolidar um ambiente voltado à atualização tecnológica e ao networking.
Para viabilizar a adesão em massa de empresas, o sindicato articulou, junto ao Executivo e ao Legislativo, a isenção de taxas para os expositores, resultando em um número recorde de marcas confirmadas.
“Nós desvinculamos o evento da Expolíder porque buscamos um evento mais técnico, mais voltado a negócios. Isentamos os expositores e já temos recorde de confirmações, então tem tudo para ser um evento que vai ficar para a história”, informa o presidente do Sindicato Rural, Jônatas Lima Galadinovic.
Parcerias
O pilar educativo da feira será sustentado por parcerias com o sistema Famato/Senar e o Sicredi. A programação prevê palestras de relevância nacional, torneio leiteiro e vitrines de genética. O objetivo é oferecer ao produtor ferramentas para enfrentar um cenário econômico desafiador.
O superintendente do Senar-MT, Marcelo Lupatini, reforça a importância da presença sindical na mediação de conflitos tributários e ambientais. “O sindicato tem essa função de ser o elo entre o produtor e as demais entidades. Muitas vezes o trabalho não aparece por ser de negociação, de mostrar o ponto de vista do produtor para os poderes”, aponta.
Para o presidente da Famato, Vilmondes Tomain, o vigor econômico de Colíder justifica o otimismo. “É um município que a gente vê a coisa acontecer. As pessoas acreditam no potencial e têm capacidade de desenvolver trabalhos diferentes para alcançar os objetivos”, comenta.
Fomento econômico
A Prefeitura de Colíder assumiu o posto de patrocinadora máster, com a previsão de injetar R$ 150 mil no evento, mediante projeto de lei a ser analisado e aprovado pela Câmara Municipal. O investimento é visto como uma estratégia de atração de capital externo a Colíder.
“A exposição é tão importante que empresas que participaram de edições anteriores fizeram grandes negócios e hoje estão instaladas no município. Isso já paga todo o investimento que o poder público realiza”, avalia o prefeito Rodrigo Benassi.
Além do viés comercial, o Show Rural manterá o tradicional Leilão Unidos Pela Vida e o Mutirão Rural. O encerramento ficará por conta do “Show Rural na Brasa”, evento gastronômico com mais de dez estações de carne e foco filantrópico.
“É um evento que virou um ambiente familiar, de network e de fechamento com chave de ouro”, conclui Galadinovic.
O vice-prefeito Lourenço Marani esteve presente na solenidade, assim como o vereador Bruno Patriota representando a Câmara Municipal e os vereadores Ruam Batista e Joize Marques.