Lançada oficialmente neste sábado (26), a chapa 53, encabeçada pelo Advogado Marco Ântonio Mendes, que concorrerá a eleição da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na 21ª Subseção de Lucas do Rio Verde. A candidata a presidente da Chapa 3, que disputa a presidência na seccional de Mato Grosso, Xênia Guerra, marcou presença no evento, que aconteceu no Terras Parque Hotel.
Ao falar durante o evento, o candidato Marco Antônio, teceu vários questionamentos sobre a atuação da OAB que em sua opinião está desviada de sua função constitucional. Ele enalteceu que é preciso reconduzir a Ordem para sua missão.
Segundo ele, a entidade está sendo usada para promoção de poucas pessoas. “A OAB é preciso ser voltada para a qualificação profissional e para os verdadeiros interesses da sociedade”, pontuou.
Já a candidata da Chapa 3, que concorre a Seccional da OAB Mato Grosso, Xênia Guerra, disse que apoiou a atual presidente da OAB, quando se lançou candidata nas eleições passadas, com proposta de apoio as subseções da entidade no interior de Mato Grosso.
Entretanto, Segundo ela, a atual gestão manteve mais de R$10 milhões em aplicado em fundo financeiro e não devolveu a anuidade dos advogados em capacitação profissional.
Ela destacou a importância da 1ª eleição totalmente on line para democratizar o pelito e garantir a acessibilidade a todos os advogados de Mato Grosso. Ela prometeu que se for eleita, irá resgatar a credibilidade da OAB perante as instituições do Estado e da sociedade.
Eleições da OAB
O Estado de Mato Grosso conta hoje com mais de 14 advogados. Quatro Chapas estão na disputa da Seccional de Mato Grosso. São elas: Chapa 1, OAB Segue em Frente encabeçada pela atual presidente Gisela Cardoso; Chapa 2 – Nova OAB, liderada pelo Advogado Pedro Paulo, Chapa 3 encabeçada por Xênia Guerra, com slogam, Coragem Para Mudar; e Chapa 4, encabeçada pelo Advogado Pedro Henrique.
Já a 21ª Subseção da OAB de Lucas do Rio Verde, que compreende Lucas do Rio Verde, Tapurah e Itanhangá, conta com duas chapas concorrendo a eleição. Sendo a Chapa 49 encabeçada pela candidata Danusa Oneda, atual presidente que concorre a reeleição e a Chapa 53, encabeçada pelo advogado Marcos Antônio Mendes
As eleições estão programadas para o dia 18 de novembro de 2024 das 9 às 17 hs, e serão realizadas pela primeira vez, na modalidade on line.