Lucas do Rio Verde - Outubro 14, 2024

Conheça nossas redes sociais

Coordenadores da Sicredi Ouro Verde participam da Rota do Cooperativismo no RS

A visita na região onde inicou-se o sistema cooperativista faz parte da Formação continuada dos coordenadores de núcleos

Por: Portal JVC / Valdecir Chagas

Compartilhe:

(Autor da imagem: Portal JVC)

Um grupo de 30 coordenadores da Sicredi Ouro Verde participou no período de 23 à 26 de setembro da “Rota do Cooperativismo” no Rio Grande do Sul.  A viagem a região considerada  como berço do cooperativismo, faz parte da formação continuada dos coordenadores da cooperativa e está amparada no 5º princípio do Estatuto social da Sicredi que dispõem sobre,  a Educação, Formação e Informação.

A primeira visita do grupo, foi no Centro Administrativo da Sicredi (CAS), instalado em dois imponentes e modernos prédios na capital Porto Alegre. Nas instalações funcionam, a Fundação Sicredi, o Bansicredi e o Centro de Processamento de Dados (Data Center). 

No local trabalham 3.500 colaboradores,  que atendem as 104 cooperativas do sistema no Brasil. Já a fundação Sicredi, conta com 12 programas que foram desenvolvidos e estão sendo implementados pelas cooperativas.

O primeiro contato dos coordenadores, foram com técnicos que explicaram sobre a funcionalidade e sustentabilidade do CAS, que inclusive, recebeu premiação internacional em reconhecimento pela prática sustentável.

Depois os coordenadores tiveram uma palestra sobre o papel e atuação da  Fundação Sicredi e da importância de seus programas. O sitema cooperativista de crédito e sua governança, também foram destacados.

O presidente da Sicredi Ouro Verde Eledir Techio, esteve em Gramado, onde juntamente com sua esposa, participou do jantar com os coordenadores.

Capital Nacional do Cooperativismo

Com pouco mais de 23 mil habitantes, Nova Petrópolis  fica localizada a 100 km da capital, na região Serrana do Rio Grande do Sul. Ela ganhou o título de Capital Nacional do Cooperativismo. A cidade turistíca é considerada  a mais alemã do Rio Grande do Sul. Aqui a população respira e inspira o cooperativismo. Quase todos os empreendimentos e movimentos sócio-econômico e cultural, o Cooperativismo está envolvido de alguma forma.

Patrono do Cooperativismo no Brasil

Em Nova Petrópolis, os coordenadores perceberam as fortes reverências ao Padre Jesuíta Theodor Amstad que deixou um grande legado de união como a forma de solução para os problemas. Ele nasceu em 9 de novembro de 1851, em Beckenried, na Suíça, e chegou ao Brasil em 1885, período de grande imigração europeia no país. O padre se estabeleceu na região de Nova Petrópolis, há cerca de 100 km da capital Porto Alegre, e logo começou a prestar assistência econômica, social e cultural aos colonos alemães e italianos que viviam na região.

O Padre fundou a primeira cooperativa de crédito da América Latina, em 1902, na cidade de Nova Petrópolis, e que atualmente é a Sicredi Pioneira RS, uma das 104 cooperativas de crédito filiadas ao Sicredi.

Em Nova Petrópolis, Os coordenadores visitaram o monumento histórico, memorial, estátuas e e o mosoléo onde estão sepultados os restos mortais do Padre Amstd.

Visitas dos cordenadores

Ainda em Nova Petrópolis, os coordenadores visitaram a fábrica de cervejaria Edelbrau. O empreendimento de sucesso contou com apoio financeiro da Sicredi pioneira, e carrega em seu significado “cervejaria nobre”. Ao unir tecnologia com o melhor da tradição alemã, tornam-se uma das pioneiras na região na elaboração de cervejas artesanais.

A satisfação com a Sicredi pela confiança depositada  no projeto  original, emocionam os empresários,  que ressaltam que a cooperativa foi a única instituição financeira a  oferecer apoio ao empreendimento.

Moinho Histórico

Outra visita marcante, foi no Moinho Histórico Hillebrand que fica localizado na Linha Imperial. A família descendente de alemães, conta que o projeto surgiu em 2020 com apoio financeiro da Sicredi. No local estão preservados, um moinho de cereais, uma serraria antiga, roda d´água e uma área de lazer para receber a população do município e turistas.

Os coordenadores ficaram impressionados com a resiliência da família. Primeiro,  o projeto foi prejudicado pela Covid 19, e por último com três enchentes que ocorreram no local, somente neste ano.  Mesmo diante dos desafios, a família mantém-se com pensamento firme e positivo. De acordo com a família, a Sicredi esteve presente  em todos os momentos. 

 Os coordenadores da Sicredi Ouro Verde, definem que a viagem foi altamente produtiva com troca de informações e aprendizado. A  Rota do Cooperativismo é uma verdadeira imersão sobre a cooperação que completa 102 anos no Brasil.

O grupo foi coordenado pela colaboradora Leonice Portela. A Sicredi Ouro Verde continuará com o curso de formação continuada para os coordenadores de Núcleos que faz parte do Programa Crescer. Ainda este ano, mais duas turmas participarão da Rota do Cooperativismo.

Jornalista Valdecir Chagas

Fale Conosco

Pelo canal de atendimento ao cliente, estamos disponíveis para atendê-lo(a) da melhor forma

plugins premium WordPress