Lucas do Rio Verde - Outubro 14, 2024

Conheça nossas redes sociais

Crimes de estelionatos aumentaram em 29%, em Lucas do Rio Verde

Foram registrados em média, 70 ocorrências de estelionatos por mês

Por: Portal JVC / Sonotícias

Compartilhe:

(Autor da imagem: Portal JVC)

No períodode  janeiro a abril de 2024, foram registrados em Lucas do Rio Verde, 281 ocorrências de estelionatos, segundo levantamento da secretaria estadual de Segurança Pública. Em comparação com o primeiro quadrimestre do ano passado, houve aumento de 29%. Conforme o Sistema de Registro de Ocorrências Policiais foi registrada média de 70 ocorrências de estelionatos, por mês.

Já em Nova Mutum,  são 146 casos registrados durante os primeiros quatro meses deste ano. Houve uma queda de 28% em relação ao mesmo período do ano passado. A média mensal em 2024 ficou em 36 casos.

Não há um montante do prejuízo causado. Na sua maioria os golpes são aplicados através das redes sociais, desde o perfil falso em aplicativo de redes sociais, link falso, boleto falso, leilão de veículo, comércio de eletrônicos e eletrodomésticos e outros.

O crime de estelionato exige quatro requisitos obrigatórios para sua caracterização, sendo obtenção de vantagem ilícita; causar prejuízo a outra pessoa; uso de meio ardiloso, ou artimanha, enganar alguém ou a levá-lo ao erro. A ausência de um dos quatro elementos, seja qual for, impede a caracterização do estelionato. O crime aceita apenas a forma dolosa, ou seja, que haja real intenção de lesar, não havendo previsão forma culposa, ou sem intenção.

Vários consumidores que pagaram conta de energia elétrica via Qr Code, denunciaram  a concessionária de Energia elétrica de Mato Grosso, por invasão de dados.   Empresa recem criada, usava os dados dos consumidores de forma criminosa para receber conta de energia elétrica.

Jornalista Valdecir Chagas

Fale Conosco

Pelo canal de atendimento ao cliente, estamos disponíveis para atendê-lo(a) da melhor forma

plugins premium WordPress