Lucas do Rio Verde - Abril 23, 2025

Conheça nossas redes sociais

CTG Sentinela da Tradição de Lucas do Rio Verde foi o Campeão Geral do 24º Femart

O Festival Matogrossense de Arte e Tradição Gaúcha (Femart) aconteceu de 13 à 15 de Outubro em Sorriso

Por: Portal JVC / Valdecir Chagas

Compartilhe:

393355338_873921090959413_886517338576510320_n
(Autor da imagem: Portal JVC / Lícia Jacques)

O CTG Sentinela da Tradição de Lucas do Rio Verde, foi o grande campeão Geral  do 24º Festival Matogrossense de Arte e Tradição Gaúcha(Femart) realizado de 13 à 15 de outubro na cidade de Sorriso.

Mais de 100 dançarinos tradicionalistas luverdenses,  participaram de 47 modalidades de competições coletivas e individuais. A dedicação e o bom desempenho em várias modalidades garantiu  título o troféu de campeão geral e ainda Campeão Geral da modalidade de Chula. Destaques também na música e na modalidade esportiva. Bocha Tetarfe e 48, o CTG trouxe prêmios de dois primeiro e um terceiro lugar.

Com a participação de mais de 600 competidores de 15 CTGs de várias regiões do Estado, o Festival surpreendeu em público  com uma presença diária de cerca de 3,5 mil pessoas.

O evento coordenado pelo Movimento da Tradição Gaúcha de Mato Grosso (MTG), mostra que a chama do tradicionalismo continua acessa e crescendo a cada ano, mesmo distante do sul do Brasil.

O Patrão do CTG Sentinela da Tradição, Nelson Bassani, destacou que o CTG, vive um momento especial e o resultado representa a união da patronagem e a dedicação das invernadas artísticas e de todos os paritcipantes das competições, que se dedicaram muito nos ensaios nos últimos meses.

O Femart

O 24º Festival Matogrossense de Arte e Tradição (Femart) reuniu 29 grupos de danças e um total de 350 inscritos entre todas as modalidades artísticas no CTG Recordando os Pagos, em Sorriso, no Mato Grosso. Foram 15 entidades participantes, sendo que uma delas, o CTG Pousada do Sul, de Querência, fica distante 1,4 mil quilômetros do local do evento.

O evento  foi promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso, que tem o curitibano Francisco de Souza, 53, como presidente.
“Ficamos extremamente satisfeitos. Ainda viemos de uma pandemia, e algumas entidades estão ‘brigando’ para retornar. No entanto, o festival nos surpreendeu em público (3,5 mil pessoas por dia) e número de participantes (600). O tradicionalismo é uma vertente crescente aqui. O CTG Recordando os Pagos deu o seu sangue para viabilizar o evento”, afirma Francisco.

O grande vencedor na soma da pontuação entre todas as categorias foi o CTG Sentinela da Tradição, de Lucas do Rio Verde. Já o CTG anfitrião (Recordando os Pagos) venceu na modalidade de danças tradicionais adultas, a principal. A dança da integração, que uniu todos os participantes, emociona pela imagem que simboliza a grandeza da nossa cultura, além das fronteiras do Rio Grande.

Jornalista Valdecir Chagas

Fale Conosco

Pelo canal de atendimento ao cliente, estamos disponíveis para atendê-lo(a) da melhor forma

plugins premium WordPress