Lucas do Rio Verde - Março 17, 2025

Conheça nossas redes sociais

Decisão judicial proíbe greve dos profissionais da Educação em Lucas do Rio Verde

Na decisão, a Desembargadora destacou que a paralisação foi deliberada sem o esgotamento das vias negociais, uma vez que a administração municipal sempre esteve aberta ao diálogo com a categoria, respondendo formalmente aos ofícios encaminhados pelo SINTEP/MT.

Por: Portal JVC / Valdecir Chagas

Compartilhe:

Professores-de-Lucas-em-Assembleia-Portal-JVC-1
(Autor da imagem: Portal JVC)

 A Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que, nesta quinta-feira (27), a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, proferiu decisão proibindo a greve anunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (SINTEP/MT) – Subsede Lucas do Rio Verde, prevista para iniciar em 28 de fevereiro de 2025.

Na decisão, a Desembargadora destacou que a paralisação foi deliberada sem o esgotamento das vias negociais, uma vez que a administração municipal sempre esteve aberta ao diálogo com a categoria, respondendo formalmente aos ofícios encaminhados pelo SINTEP/MT. Além disso, ressaltou que a principal demanda dos profissionais da educação, referente ao reajuste salarial, já foi atendida com a concessão do Reajuste Geral Anual (RGA) de 4,83%, índice aplicado pelo Governo do Estado e aceito pelo próprio sindicato em nível estadual.

A decisão judicial também apontou vícios formais na notificação da greve, como a ausência do estatuto do sindicato para verificar a forma de convocação da assembleia deliberativa e o quórum necessário, além da falta de planejamento adequado para assegurar a continuidade mínima do serviço essencial de educação, comprometendo o funcionamento regular da rede municipal de ensino, que atende mais de 14 mil alunos.

A desembargadora enfatizou que a paralisação dos serviços educacionais afeta diretamente o direito fundamental à educação, garantido constitucionalmente, e compromete a segurança alimentar de milhares de crianças que dependem da merenda escolar, além de desestruturar a rotina das famílias e interferir na continuidade de programas sociais e de atendimento especializado para alunos com necessidades educacionais específicas.

Diante disso, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde reforça seu compromisso com a educação de qualidade e com a valorização dos profissionais da área, mantendo o diálogo aberto e transparente com a categoria, sempre dentro dos limites legais e orçamentários. A administração municipal destaca a importância da continuidade das atividades escolares para garantir o direito à educação dos alunos e a normalidade das rotinas das famílias luverdenses.

Decisão da greve dos professores 

Inicialmente a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep), havia anunciado a paralização das atividades dos professores, para esta sexta-feira(28). Mas após um protesto realizado na segunda-feira (25), na praça da Comunidade Rosa Mística, decidiu adiar a paralização para o dia  6 de março, após o período de Carnaval.

Com a decisão judicial do Tribunal de Justiça, o Sintep vai avaliar a situação nesta sexta feira às 18 hs.  A reportagem do Portal JVC, procurou a presidente do Sintep, Márcia Botin, que delcarou que ainda não foi notificada da decisão. “Até agora, não fomos comunicados da liminar oficilamente. Então somente hoje após a Assembleia, teremos uma posição sobre o movimento”, concluiu.

Jornalista Valdecir Chagas

Fale Conosco

Pelo canal de atendimento ao cliente, estamos disponíveis para atendê-lo(a) da melhor forma

plugins premium WordPress