Lucas do Rio Verde - Novembro 11, 2025

Conheça nossas redes sociais

Incra realiza reunião e anuncia regularização dos lotes no Assentamento do Projeto Itanhangá

A reunião contou com mais de 500 pessoas e foi realizada na manhã desta terça-feira (7), na sede do Clube do idoso

Por: Portal JVC / Valdecir Chagas

Compartilhe:

Incra-reuniao-com-assentados-de-Itanhanga-II-Portal-JVC
(Autor da imagem: Portal JVC)

Mais de 500 pessoas do Projeto de Asentamentos Itanhangá/Tapurah, estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (7), com o superintendente  do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Joel Machado de Azevedo, para discutir a regularização dos lotes que não estão em demanda judicial.

A reunião que contou com a presença de lideraças políticas e comunitárias do município, foi considerada altamente positiva. Joel anunciou que nos próximos dias, realizará um mutirão de vistoria nas propriedades rurais e os lotes sem restrições, serão colocado em ordem para emissão de títulos definitivos, dentro do prazo de 30 a 60 dias,  após a vistoria do órgão.

Avaliação do Incra

  • Durante a reunião, o superintendente destacou pontos fundamentais do processo, entre eles:
  • Lotes em andamento: 630 estão mais próximos da titulação.
  • Enquanto que 234 ainda passarão por verificação de perfil;
  • Documentação e vistorias: foi reforçada a importância de manter o RG atualizado e a atenção às vistorias programadas para as próximas semanas;
  • Lotes judicializados: o INCRA informou que haverá vistorias em 20 lotes com pendências judiciais e pediu a colaboração dos moradores para evitar o uso de força policial.

Um grande aparato de segurança foi mobilizado para garantir a segurança durante a permanência dos funcionários da autarquia federal. O clima foi considerado tranquilo e os assentados receberam a notícia com muita expectativa, uma vez que eles aguardam a regularização há quae três décadas.

Projeto de Assentamentos Itaqnhangá completa 30 anos

O assentamento Itanhangá foi criado pelo Incra em 1995, no município de  Itanhangá/Tapurah, a cerca de 400 quilômetros de distância da capital de Mato Grosso, Cuiabá. Trata-se de um dos maiores assentamento do país, com área de 115.035 hectares e capacidade para 1.149 famílias. 

Em 2021, os relatórios dos inquéritos policiais elaborados pela Polícia Federal a partir de operações na região remetidos ao Incra mostraram que o assentamento Itanhangá é alvo de sistemático e articulado mecanismo de apropriação indevida de terras públicas, violência contra assentados, ameaça, expulsão e reconcentração de lotes.

Desde então o Incra vem trabalhando pela reintegração do lotes, respaldado por decisões judiciais que concederam prazo para desocupação voluntária dos lotes ocupados irregularmente, mas que não foram obedecidos.

Jornalista Valdecir Chagas

Fale Conosco

Pelo canal de atendimento ao cliente, estamos disponíveis para atendê-lo(a) da melhor forma