O prefeito e candidato à reeleição, Miguel Vaz (Republicanos), afirmou que a meta para os próximos anos é tornar Lucas do Rio Verde uma das cidades mais seguras do Brasil. Para isso, ele pretende investir ainda mais na Guarda Civil Municipal Armada (GCM) e em tecnologia, além de fortalecer a integração das forças de segurança.
“Queremos que Lucas do Rio Verde seja uma das cidades mais seguras do Brasil. Essa é a meta, e vamos seguir com pulso firme para evoluirmos, para termos uma cidade cada vez mais segura, porque uma cidade segura atrai investimentos, e investimentos trazem oportunidades, trazem empregos, coisas boas para a cidade. Se a economia é forte, o município tem condições de levar e entregar à população serviços e infraestrutura de qualidade. É por isso que investimos tanto em segurança pública, na guarda, em tecnologia e na integração das forças de segurança, e o cidadão espera que tenha tudo isso”, enfatizou Miguel Vaz.
Miguel Vaz implementou a Guarda Civil Armada em Lucas do Rio Verde. O processo de reestruturação contou com a aprovação de um projeto de lei, regulamentado pela Lei n° 222/2022, elaborado pela atual gestão, por meio das secretarias de Segurança Pública e de Governo e Administração. Após as etapas de capacitação e treinamento em 2022, a GCM recebeu, em 2023, o armamento necessário para atuar integrada às forças de segurança do município. A entrega ocorreu após a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Polícia Federal, permitindo que a GCM atuasse de maneira armada, sendo a primeira do estado com autorização da PF.