Lucas do Rio Verde - Outubro 14, 2024

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O trem da Rumo Ferrovia deverá apitar em Lucas do Rio Verde até 2030

O trajeto vai beneficiar diretamente 16 cidades de MT

Por: Portal JVC / Diário de Cuiabá

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(Autor da imagem: Portal JVC)

O Governo de Mato Grosso publicou, na última sexta-feira (23), um balanço sobre as obras da primeira ferrovia bancada pelo Executivo.

A  obra, lançada pelo Governo em 2021, já previa a chegada dos trilhos até Cuiabá.

No contrato com a Rumo, está prevista a construção de 743 quilômetros de trilhos, que se dividirão em dois ramais, um interligando os municípios de Rondonópolis a Cuiabá, e o outro, Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, no Norte do Estado.  

A ferrovia tinha uma previsão inicial de  entrar em operação em 2028, mas com os entraves ambientais e jurídicos,  a previsão passou para  2030. O trajeto passará por 16 municípios do Estado, fazendo conexão com a malha ferroviária nacional e o Porto de Santos (SP). O setor produtivo, prevê economia de 30% do frete para o escoamento da produção.

Relembre o caso

No balanço, o Governo lembra que criou a solução, por meio de lei aprovada pela Assembleia Legislativa em 2020, que permitiu que a iniciativa privada explorasse ferrovias no Estado. 

Em 2021, o Governo aprovou a proposta da Rumo e declarou a empresa habilitada a assinar o contrato de adesão e obter a autorização para construção, implantação e exploração da ferrovia estadual.

No projeto aprovado à época, consta a operação entre Rondonópolis e Cuiabá.

O processo de autorização do projeto foi conduzido  pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), e o contrato é fiscalizado pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager).

ANDAMENTO –  As obras começaram em 2022 e, desde então, já foram concluídos sete viadutos com extensões entre 23 metros e 181 metros, que estão localizados entre Rondonópolis e Juscimeira (157 km ao Sul de Cuiabá).

Em Rondonópolis, também foi concluída a construção de aproximadamente três quilômetros de trilhos e outros cinco estão em andamento. 

Conforme a Rumo, as construções concluídas correspondem ao pacote de 19 viadutos e passagens inferiores e superiores, que são chamadas de Obras de Artes Especiais (OAE), previstas nos primeiros 200 quilômetros de implantação do projeto.

A construção da infraestrutura ferroviária desse trecho representará um investimento entre R$ 4,0 bilhões e R$ 4,5 bilhões.

Jornalista Valdecir Chagas

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