Com a liturgia voltada para a penitência e conversão, os fiéis católicos começam nesta quarta-feira (5), a viver a programação da “Quaresma”, que marca também, o início da campanha da Fraternidade 2025, que traz como tema: “Fraternidade e Ecologia Integral”
Com o objetivo de unir fé e meio ambiente, a Campanha da Fraternidade 2025, foi oficialmente aberta nesta terça-feira (4). A Igreja Católica resgata um debate iniciado há mais de 40 anos, quando abordou o meio ambiente pela primeira vez, em 1979, com o lema “Preserve o que é de todos”.
Em Lucas do Rio Verde, As duas Paróquias, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora Rosa Mística, prepararam uma programação toda especial para celebrar a data. A celebração desta quarta-feira de cinzas a noite nas duas igrejas matrizes, será às 19:30hs.
“Quaresma”
A Quaresma é o tempo litúrgico marcado pela igreja em preparação para a páscoa. Ela enfatiza a prática da oraçao, da esmola e do jejum, juntamente com meditação na palavra de Deus, a conversão e a reconciliação.
Campanha de Fraternidade 2025
A campanha propõe maior cuidado com a espiritualidade e a Casa Comum de todos os seres vivos, ou seja, a Terra.
Além disso, é um convite à reflexão profunda sobre a responsabilidade coletiva na preservação do meio ambiente, alinhando fé e compromisso com a sustentabilidade.
Para isso, os fiéis devem repensar seus hábitos e fortalecer ações a favor da vida e do planeta, como propõe a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Vale lembrar que a Campanha de Fraternidade se alinha com o período da Quaresma, iniciada nesta quarta-feira (5), tempo de penitência e oração intensa aos católicos.
Esse período remete ao arrependimento dos pecados e volta para Deus, além de ser a preparação dos fiéis para a Páscoa.
Temas alinhados com a BNCC
Segundo a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec), a Campanha da Fraternidade se alinha aos princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), principalmente na formação integral dos alunos.
Valores como sustentabilidade, ética, responsabilidade social e cidadania global estão diretamente conectados à Ecologia Integral, tema proposto pela campanha deste ano.
Ainda conforme a Anec, a reflexão sobre a ecologia incentiva a compreensão, por parte dos alunos, da interconexão entre o mundo físico, social e cultural. Dessa forma, os estudantes são estimulados a colaborar para a construção de uma sociedade sustentável e inclusiva.