O professor universitário aposentado Ailton Segura morreu na noite de sexta-feira (20), em casa, em Cuiabá. Ele havia passado por tratamento de câncer e realizava hemodiálise com frequência.
Ele foi um dos fundadores do curso de Jornalismo na UFMT e atuou em instituições como Instituto Várzea-grandense (IVE), em Várzea Grande, na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) – campus Tangará da Serra – Universidade de Cuiabá (Unic).
Em sua carreira, também lançou o livro “Jornalismo 5.0 – Elementos de uma estética para o jornalismo”.
Paulista, se mudou para Mato-Grosso ainda nos anos 1980, como correspondente da Folha de São Paulo, passou por jornais impressos do estado, onde também foi secretário de Comunicação.
Parte da formação de muitos jornalistas em Mato Grosso, os colegas lamentaram a perda desta importante figura para comunicação.
“Que triste. Conheci Segura quando chegou em Mato Grosso na mesma leva que vieram Lúcio Tadeu e Montezuma. Todos ícones de um jornalismo que vai se perdendo. Um grande exemplo. Vá em paz Segura”, escreveu uma amiga.
Em outra mensagem, uma colega de profissão diz: “Segura era de uma velha guarda absolutamente contemporânea. Mesmo às vezes sendo muito duro nas redações, ele tinha a visão correta do jornalismo como serviço e que a missão de informar exigia trabalho probo, competência e outras singularidades”.
O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes lamentaram o falecimento.
“Que todos os familiares recebam nossas condolências e que tenham força e paz para passarem por esse momento de dor”, expressaram.
A secretária de Estado de Comunicação, Laice Souza, também expressou pesar.
“Não tenho palavras para expressar a minha tristeza ao receber essa notícia. Segura foi referência no jornalismo de Mato Grosso e inspirou muitos profissionais. Que a família e amigos encontrem paz, conforto e o amor que precisam nesse momento de tamanha tristeza”, expressou a secretária.
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, deixou seus sentimentos à família enlutada.
“Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares e amigos, prestando nossa mais sincera homenagem e rogando para que encontrem conforto e paz”, disse o prefeito.
Segura deixa esposa e dois filhos. O velório será a partir das 13h na Capela Jardins e o sepultamento está marcado para as 17h, no Cemitério Parque Bom Jesus.