Lucas do Rio Verde - Janeiro 19, 2026

Conheça nossas redes sociais

Pivetta afirma que estuda nomes para cargos de secretários que serão candidatos

O vice-governador disse que não há decisão fechada sobre candidaturas, mas ele avalia alternativas com o estilo da gestão a partir das conjecturas ventiladas nos bastidores

Por: Portal JVC / Valdecir Chagas

Compartilhe:

6e3ef53f28db1f11fa8781f9bec10a16
(Autor da imagem: Portal JVC)

O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) afirmou que estuda alternativas para substituir secretários que deixarão o alto escalão do Palácio Paiaguás para disputar as eleições 2026. Pivetta disse que ainda não há decisões fechadas sobre candidaturas, inclusive, a do governador Mauro Mendes (União Brasil) que abriria espaço para ele assumir a gestão em definitivo  de abril até dezembro deste ano.

No entanto, Pivetta indicou que as saídas fazem parte de discussões internas e que ele está “ligado” nas conjecturas ventiladas nos bastidores.

“Vamos aguardar pois se é pré-candidato, ainda não tem nada decidido, mas é obvio que tenho estudado alternativas e prestado atenção nessa pauta. Estou ligado, sim”, falou Otaviano Pivetta nesta segunda-feira (19) na Semana Pedagógica 2026.

Otaviano ressaltou o alinhamento com Mauro Mendes e disse que os nomes que são avaliados seguirão o mesmo estilo da atual gestão. 

“Estou muito tranquilo. O meu entrosamento com esse governo é 100%. Eu e o Mauro, a gente tem uma parceria há 15 anos”, pontuou. “A linha não muda muito, é isso que está estabelecido aí, tenho ajudado a governar desde 2019 e vai continuar sendo assim”, emendou Pivetta. 

Possíveis candidaturas 

A expectativa é de que os secretários de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo (União Brasil); o de Educação, Alan Porto; e o de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec (PSB) disputem vagas na Assembleia Legislativa (ALMT). Gilberto e Allan são os únicos testados nas urnas. Kardec foi titular na AL e Gilberto assumiu quando o deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil) se licenciou para concorrer a prefeito de Cuiabá em 2024.

Já o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (União Brasil), deve pleitear a reeleição à Câmara dos Deputados. Ele se licenciou do cargo em 2024 quando o presidente do PRD em Mato Grosso, Mauro Carvalho, deixou a Casa Civil para se dedicar aos negócios da sua família e à organização do PRD no estado.

O secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri, também deve seguir os passos de outros militares e iniciar sua trajetória na política.

Jornalista Valdecir Chagas

Fale Conosco

Pelo canal de atendimento ao cliente, estamos disponíveis para atendê-lo(a) da melhor forma