O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, se reuniu nesta sexta-feira (23) com a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Marluce Souza e Silva, em Cuiabá, para alinhar os próximos passos da implantação do campus da instituição no município. Na reunião, foi confirmada a construção do prédio definitivo pela Prefeitura, em parceria com a UFMT. Conforme o Executivo Municipal, a estrutura será moderna e tecnológica, voltada ao ensino, pesquisa e inovação.
Enquanto o campus definitivo será construído, as aulas terão início provisoriamente em uma escola cedida pela Prefeitura, já a partir de março de 2026.
A proposta do campus inclui inicialmente quatro cursos de graduação: Engenharia de Software, Inteligência Artificial, Psicologia e Letras (Português e Inglês). A escolha dos cursos reflete o alinhamento com o perfil econômico da cidade e as demandas da população.
“A reunião foi essencial para atualizarmos o passo a passo do nosso projeto. Falamos sobre a parte acadêmica, os próximos trâmites e também sobre o projeto arquitetônico do campus. Esse é um investimento no futuro da nossa juventude e da nossa cidade. A UFMT pode contar com nosso total apoio nesse grande empreendimento voltado à educação superior”, destacou o prefeito Miguel Vaz.
A reitora Marluce reforçou a importância da parceria com o Município e destacou o papel estratégico da interiorização do ensino público.
“A UFMT tem como missão expandir seus cursos e suas unidades. Estamos há cerca de seis meses na gestão, já encaminhando para a criação do campus em Lucas do Rio Verde, com apoio fundamental da gestão municipal (…). E que a gente tenha no campus de Lucas um modelo para a universidade e para toda a população.”
Participaram da reunião a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, o secretário municipal de Governo e Administração, Alan Togni, a secretária municipal de Educação, Elaine Lovatel, o coordenador de ensino de graduação da UFMT, Leandro Elias dos Santos, o prefeito do campus, Paulino Simão de Barros e a assessora Vera Bertolini.
Com o avanço, Lucas do Rio Verde caminha para se tornar mais um polo de educação superior pública em Mato Grosso, abrindo novas oportunidades para estudantes locais e de toda a região.
Expansão da UFMT
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), é um dos sonhos da juventude estudantil que desejar dar continuidade aos estudos sem necessidade de se deslocar para os grandes centros universitários do país.
A gestão municipal vem demostrando todos os esforços no sentido de colocar consolidar definitivamente o projeto. O pensamento das famílias luverdenses é que a universidade Federal possa ofertar em um futuro bem próximo, além dos cursos anunciados, curso de ponta como medicina em Lucas do Rio Verde.
Mas todos sabem muito bem que tudo isso tem que ser trabalhado em um esforço conjunto entre município, instituição e o governo Federal através do Ministério da Educação. O primeiro passo já está concluído, com a aprovação do Campus da UFMT em Lucas do Rio Verde.
Vale destacar que atualmente, a UFMT só está presente em cinco municípios matogrossense, sendo eles; Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças e Sinop.