Com o objetivo de resgatar os valores, os hábitos e a cultura, idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) estão participando do Projeto Farmácia Ativa, de exploração dos saberes e práticas populares por meio do cultivo de horta medicinal.
As atividades são desenvolvidas através da parceria entre a Secretaria de Assistência Social e Habitação de Lucas do Rio Verde, por meio do Cras, e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), unidade luverdense, envolvendo os alunos do curso de biotecnologia (nível superior).
O projeto une a possibilidade de interação ao ar livre com a promoção de saúde física e mental, visando ganhos emocionais e psicológicos, já comprovados em pessoas que se dedicam ao cultivo de plantas, além de oportunizar tratamento fitoterápico por meio da utilização de plantas com cunho medicinal e terapêutico, aproveitando toda riqueza e diversidade que a natureza tem para oferecer.
A primeira etapa do projeto consistiu na preparação dos materiais que vão receber as plantas. A pintura dos pneus que serão disponibilizados no espaço da horta envolveu estudantes e idosos no Cras, na última semana.
Os usuários do SCFV devem participar ainda dos outros processos de cultivo da horta, desde a preparação da terra, passando pela plantação das mudas, até a colheita das ervas e orientações sobre a utilização.