Lucas do Rio Verde - Fevereiro 22, 2026

Conheça nossas redes sociais

Reenchimento do reservatório da Usina de Colíder começa nesta segunda-feira

O procedimento foi autorizado pelos órgãos competentes, depois da análise do plano de ação apresentado pela empresa.

Por: Portal JVC / Valdecir Chagas

Compartilhe:

Usina-de-Colider-Portal-JVC
(Autor da imagem: Portal JVC)

Com base em análise ténicos, realizados pela AXIA Energia na Usina Hidrelétrica , a usina deixa oficialmente o estado de alerta e retorna ao estado de atenção. Com isso, a empresa vai iniciar, na próxima segunda-feira (23), o reenchimento do reservatório. O procedimento foi autorizado pelos órgãos competentes, depois da análise do plano de ação apresentado pela empresa.
 
O reenchimento será conduzido de forma gradual e controlada, com limite de 25 centímetros por dia, seguindo lógica adaptativa e priorizando a segurança das pessoas, do meio ambiente e do empreendimento. O processo inclui monitoramento permanente da qualidade da água e da fauna aquática e terrestre, além de comunicação com as comunidades locais.
 
A empresa continuará disponibilizando diariamente, no canal oficial de comunicação da Usina, no WhatsApp, boletins com a previsão da variação da vazão em alguns pontos a montante e a jusante do empreendimento. https://whatsapp.com/channel/0029VbBIrE3EVccCIak7Fp3G. 
 
A população deve acompanhar os comunicados oficiais e adotar cuidados típicos do período chuvoso. Barcos, flutuantes e materiais próximos ao rio devem ser guardados ou amarrados adequadamente. A usina segue estável, em operação e dentro dos padrões de segurança.
 
O histórico
Em ordem crescente de criticidade, os quatro níveis possíveis de segurança são classificados como normal, de atenção, de alerta e emergência. Em maio de 2025, a AXIA Energia (então Eletrobras), adquiriu a usina quando estava no estado de atenção. Em agosto, após identificação de problemas em alguns drenos, o empreendimento passou do nível de atenção para o nível de alerta.
 
Desde então, a empresa contratou estudos técnicos e especialistas de diferentes áreas para aprofundar o diagnóstico da estrutura. As intervenções recomendadas foram executadas e concluídas em dezembro. A partir desse momento, a empresa passou a realizar novos testes e monitoramentos específicos para avaliar a adequação das medidas adotadas, que agora se confirmaram eficazes.
 
As ações envolveram medidas de engenharia e monitoramento contínuo, conduzidas ao longo de aproximadamente seis meses. As atividades contaram com a participação de mais de 300 profissionais especializados, de diferentes áreas.
 
Mesmo com a mudança de status, a AXIA seguirá realizando monitoramento permanente e trabalhos complementares com o objetivo de restabelecer a usina ao nível de segurança ‘normal’.
 
Mais prevenção
Em paralelo às intervenções técnicas que realizou, a AXIA Energia revisou o Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina, em articulação com as Defesas Civis dos municípios da região. O trabalho teve como objetivo atualizar procedimentos, fluxos de comunicação e protocolos de resposta.
 
Como medida adicional de prevenção, e alinhada às práticas adotadas em outros empreendimentos sob sua operação, a empresa também implantou sirenes fixas na região da usina. A iniciativa reforça a prioridade da AXIA com a segurança das pessoas e a adoção de medidas preventivas permanentes.

Jornalista Valdecir Chagas

Fale Conosco

Pelo canal de atendimento ao cliente, estamos disponíveis para atendê-lo(a) da melhor forma