Moradores ribeirinhos que moram nas proximidades da Usina Hidrelétrica Colíder entraram em pânico na manhã desta sexta-feira, ao ouvir a sirene de segurança da UHE disparar.
Alguns acharam se tratar de uma simulação. Além da sirene, um aviso dizia “Atenção essa é uma situação real de emergência da barragem, siga uma rota de fuga até o ponto de encontro mais próximo”.
Em vídeo uma moradora questiona: “É pra correr ou pra ficar aqui?”. Muitos saíram de suas casas em desespero, entraram em veículos e fugiram.
Após muitos questionamentos, a empresa Axia Energia emitiu uma nota, informando que ocorreu um acionamento indevido da sirene.
“Na manhã dessa sexta-feira (23), duas sirenes instaladas na área da Usina Hidrelétrica Colíder foram acionadas de forma indevida. Não houve qualquer anomalia ou situação de perigo, como explica no áudio o diretor presidente da AXIA Energia na região Norte. Pedimos desculpas pela mobilização que isso causou e estamos apurando a causa desse acionamento indevido. A usina continua operando normalmente, dentro de todos os padrões de segurança”.
Chove muito na região nos últimos dias, o que tem elevado o nível dos rios e até provocado alguns alagamentos nas comunidades do interior. Como a Usina está passando por manutenção, a preocupação dos moradores próximos aumenta.
Mas após tudo ser esclarecido, os moradores voltaram às suas atividades rotineiras do cotidiano.
