Em reação aos recentes casos de feminicídio ocorridos em Lucas do Rio Verde, a Secretaria de Assistência Social e Habitação organizou um ato para mobilizar a sociedade na quinta-feira (18). Um manifesto foi lido e assinado na Praça da Liberdade, ao lado do Mercado do Produtor Edivino Geller, no bairro Jardim das Palmeiras.
Além de Lucas do Rio Verde, Cuiabá, Cáceres, Sinop, Juína, Várzea Grande e Colíder também promoveram manifestações pelo fim da violência contra mulheres, cis e trans.
Mais de 170 instituições do Estado assinaram o manifesto que orienta o ‘Ato por justiça para as mulheres de Mato Grosso e pelo fim do feminicídio’.
Prá se ter uma ideia, em 2023, foram registrado em Mato Grosso, 49 feminicídio. Em Lucas do Rio Verde, dois casos ocorridos neste ano, causaram repercussão estadual. No dia 15 Francisa Alves do Nascimento, foi barbaramente assassinada a golpes de faca pelo ex companheiro. No dia seguinte (16/01) a jovem transexual Mayla Rafael Martins 23 anos, também foi assinada a colpes de faca pelo empresário Jorlan Cristiano Ferreira.
A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, liderou a iniciativa no município. “O ano começou recentemente e infelizmente esse mal que tira vidas de mulheres do nosso município continua sendo realidade. O manifesto, lido neste dia por 8 mulheres da sociedade, possui uma série de reivindicações para dar um basta nessa situação. É urgente sair do conformismo e da ignorância. Não queremos vozes silenciadas”, acrescentou a secretária.
Os participantes levaram faixas pedindo o fim da violência doméstica, exposição fotográfica e músicas que chamaram atenção de quem circulava pela praça. O prefeito Miguel Vaz esteve presente, assim como demais autoridades do poder legislativo, forças de segurança, judiciário e a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres.
O manifesto trouxe dados do aumento dos casos de feminicídio em Mato Grosso, sendo: 38 em 2018; 39 em 2019; 62 em 2020; 43 em 2021; 47 em 2022; e 49 em 2023. Em Lucas do Rio Verde, foram 2 consumados e 1 tentado em 2021; em 2022, 1 consumado e 1 tentado; 2023 – 1 consumado e 2 tentados e em 2024 – 2 consumados e 1 tentado.
O documento foi encaminhado para as autoridades do Estado.
O canal do youtube e a página do Jornalista Valdecir Chagas fez cobertura do evento. Segue abaixo o vídeo.