Lucas do Rio Verde - Fevereiro 8, 2026

Conheça nossas redes sociais

Superior ao Ozempic, medicamento para perda de peso chega ao Brasil em 2024

O novo medicamento para tratamento de diabetes tipo 2 no segundo semestre

Por: Portal JVC / Valdecir Chagas

Compartilhe:

93719955_130701398553791_8314965326806646784_n
(Autor da imagem: Portal JVC)

A farmacêutica Eli Lilly confirmou a chegada ao Brasil de um novo medicamento para tratamento de diabetes tipo 2 no segundo semestre de 2024. O Mounjaro foi aprovado pela Anvisa em setembro do último ano, e tem como princípio ativo a tirzepatida, que age no controle do açúcar no sangue em adultos com a doença.

O remédio estará disponível em formato de caneta injetável, com indicação de uso semanal acompanhado de dieta e exercícios físicos. Além da diabetes, o Mounjaro promete ser um aliado no combate à obesidade , com efeitos possivelmente superiores aos obtidos com Ozempic.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 2,3 bilhões de adultos devem estar acima do peso até 2025, com 700 milhões classificados como obesos. O sobrepeso é um alerta para doenças cardiovasculares, a principal causa de morte em todo o mundo. Além disso, os diabéticos têm de duas a quatro vezes mais chances de sofrer um infarto do miocárdio.

A tirzepatida tem potencial para ser a substância disponível no mercado com maior eficácia na perda de peso, podendo chegar a mais de 20% ao longo de 36 semanas – um índice comparável ao da cirurgia bariátrica. Ela funciona como receptora de dois hormônios produzidos no intestino: o polipeptídeo insulinotrópico dependente de glicose (GIP) e o peptídeo-1 semelhante ao glucagon (GLP-1).

Enquanto o GIP atua na liberação de insulina, o GLP-1 atrasa o esvaziamento gástrico, deixando o alimento por mais tempo no estômago, o que promove saciedade e diminui o apetite. A combinação aumenta a quantidade de insulina produzida pelo pâncreas e reduz a ingestão, ajudando no controle glicêmico no sangue.

Enfim, novos tempos, novas tecnologias trabalhando para controlar esta doença crônica, cada vez mais prevalente, chamada Obesidade, que é fator de risco para além das doenças cardiovasculares.

O médico Especialista em Cardologia Dr Fábio Argenta,  comemora as  inovações  das pesquisas e da produção desse novo medicamento que certamente vai proporcionar melhor qualidade de vida no tratamento de pacientes com diabetes tipo 2.

Jornalista Valdecir Chagas

Fale Conosco

Pelo canal de atendimento ao cliente, estamos disponíveis para atendê-lo(a) da melhor forma