Lucas do Rio Verde - Janeiro 2, 2025

Conheça nossas redes sociais

Termina hoje divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV

Também se encerra o prazo para a realização de debates e comícios, bem como para a utilização de aparelhagem de som fixa

Por: Portal JVC / Valdecir Chagas

Compartilhe:

395c3934-6509-4e91-b1e6-ed3d94e31db3
(Autor da imagem: Portal JVC)

Esta quinta-feira (3) é o último dia para a veiculação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão referente ao 1º turno das Eleições Municipais de 2024. Também se encerra hoje o prazo para a realização de comícios e para o uso de aparelhagem de som fixa entre 8h e 24h, com exceção do comício de encerramento da campanha, que pode ser prorrogado por até duas horas. Essas regras estão previstas na Lei das Eleições, no Código Eleitoral e na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.610/2019, que regula a propaganda eleitoral.

Os debates no rádio e na televisão também se encerram nesta quinta. No entanto, de acordo com o artigo 46 da Resolução 23.610/19, eles podem ser estendidos até as 7h do dia 4 de outubro, no caso do 1º turno.

Serviço ao eleitorado

A partir desta quinta, o TSE poderá adotar algumas medidas em relação ao andamento do pleito. De hoje até 5 de outubro, o Tribunal poderá requisitar às emissoras de rádio e televisão até dez minutos diários de sua programação para divulgar comunicados, boletins e instruções ao eleitorado. Esse tempo pode ser utilizado uma única vez ou em dias alternados, sendo possível ceder parte dele para o uso de tribunal regional eleitoral.

Além disso, até o dia 7 de outubro, as juízas e os juízes eleitorais ou o presidente da mesa receptora de votos poderá expedir salvo-conduto em favor de eleitoras e eleitores que sofram violência moral ou física em sua liberdade de votar ou pelo fato de já terem votado.

A justiça eleitoral vem convocando os eleitores para exercer a cidadania. O voto é obrigatório no Brasil e o eleitor que não votar além de sofrer multa ainda  terá várias implicações.

Lucas do Rio Verde

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lucas do Rio Verde, conta com 53.739 eleitores aptos para votarem nas eleições do dia 6 de outubro de 2024. Esse número de eleitores estão distribuídos em 150 seções eleitorais, sendo 15 locais de votações.

Jornalista Valdecir Chagas

Fale Conosco

Pelo canal de atendimento ao cliente, estamos disponíveis para atendê-lo(a) da melhor forma

plugins premium WordPress