A solenidade de entrega de certificados para 57 facilitadores de Círculos de Construção de Paz, aconteceu na manhã desta segunda feira (30) no Aduitório do Tribunal de Juri do Fórum da Comarca de Lucas do Rio Verde. O evento foi realizado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
A solenidade contou com a presença da presidente do TJ, Clarice Claudino da Silva, representantes do Poder Executivo, Legislativo, intituições públicas e entidades civis organizadas. O vice Prefeito Márcio Pandof, representou o prefeito Miguel Vaz no ato, e destaou o espírito de união da população luverdense que conseguiu constuir um município organizado aos logos desses 34 anos de emancipação.
Fizeram pronunciamentos, o Diretor do Fórum da Comarca de Lucas do Rio Verde Juiz Hugo José Freitas da Silva e a Cordenadora da Justiça Restaurativa, Juiza Cristhiane Trombini Puia Baggio, ambos enalteceram O projeto do Poder Judiciário como forma de pacificar a sociedade.
O juiz Auxiliar da Presidência do TJ, e Coordenador do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (NUGJUR), Túlio Duailibi, lembrou que Lucas do Rio Verde foi sua primeira Comarca de atuação como magistrado e por isso, tem um carinho todo especial. Ele destacou o perfil da sociedade que é solidária e acolhedora. Ele acrescentou que não tem dúvida de que, o Programa de Justiça Restaurativa, vai obter excelentes resultados.
A presidente do TJ, Clarice Claudino da Silva, se declarou entusiata da Justiça Restaurativa e destacou o empenho da sociedade organizada luverdense, especialmente da Juiza Coordenadora do CEJUSC, Juiza Melissa de Lima Araujo e da Cordenadora da Justiça Restaurativa, Juiza Cristhiane Trombini Puia Baggio, para a realização de Facilitadores do Circuíto da Paz. “Hoje até com meus netos, dialogamos em círculo”, exemplificou a presidente.
A juíza da Vara da Infância e Juventude de Lucas do Rio Verde, Dra. Cristhiane Trombini, parabenizou a todos que já fazem parte da vida de cada criança e adolescente que passará pelo programa nas escolas do município. Disse se sentir orgulhosa pelos 57 participantes ter chegado até a conclusão do curso que realizará muitos Círculos de Paz aqui em Lucas.
O Projeto de Lei criou o Programa Municipal de práticas de construção de paz nas Escolas foi aprovado em agosto desse ano pela Câmara de Vereadores. O Programa levará soluções aplicadas pelo Judiciário estadual e expandir a cultura da paz no ambiente escolar, que se alinham a agenda de pacificação social recomendada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Os Facilitadores de Círculos de Construção da Paz, em quase sua totalidade, são professores que atuam nas Escolas de Lucas do Rio Verde. Além de certificados de conclusão do curso, eles receberam, uma ema confecionada em pano, que é a Ave símbolo do município.
A cantora kid, Ana Júlia, emociou o público presente com a execução de duas belas canções.