Lucas do Rio Verde - Julho 5, 2024

Conheça nossas redes sociais

TJ promove 5 juízes ao cargo de desembargador em MT

A decisão foi tomada em sessão do plenário que aconteceu na manhã desta segunda feira

Por: Portal JVC / Gazeta Digital

Compartilhe:

(Autor da imagem: Portal JVC)

O pleno Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) promoveu novos juízes ao cargo de desembargador na manhã desta segunda-feira (19). A escolha leva em consideração critérios de antiguidade e merecimento.

Por merecimento, foram promovidos os juízes Rodrigo Curvo, Luiz Otávio Sabóia, Lídio Modesto e José Luiz Leite Lindote. Já por antiguidade Jorge Luiz Tadeu e Vandymara Galvão Ramos foram escolhidos.

A sessão foi aberta por volta das 9 horas. Inicialmente foram escolhidos os nomes dos advogados indicados pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB-MT), para a vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional. A composição da lista triplice foi fechada com Abel Sguarezi, Flaviano Taques e Hélio Nishiyama. Os nomes serão enviados ao governador Mauro Mendes (União), que ira definir quem ficará com a vaga.

A posse dos novos desembargadores escolhidos hoje deve ocorrer na quarta-feira (21), assim como do promotor de Justiça Marcos Regenold, que foi nomeado pelo governador em dezembro na lista tríplice do Ministério Público Estadual (MPE) pelo Quinto Constitucional. A previsão é que, na ocasiaõ, também ocorra a posse do escolhido da lista tríplice da OAB.

Governador Nomeou o Advogado Hélio Nishiyama como novo Desembargador pelo Quinto Consitucional

O governador Mauro Mendes (UB) nomeou o advogado Hélio Nishiyama como novo desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), pelo quinto constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Hélio ficou em primeiro lugar na lista tríplice do Tribunal de Justiça, com 28 votos. A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (19).

“Por sua trajetória profissional, ele conseguiu figurar em primeiro lugar, tanto na lista da OAB, como na do Tribunal de Justiça. E por esses motivos, ele foi nomeado o novo desembargador do Tribunal de Justiça”, afirmou o governador.

Hélio Nishiyama é especialista em Direito Penal e Processo Penal – Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro (2011). Especialista em Didática do Ensino Superior – Universidade de Cuiabá (2015). Professor de Direito Penal e Processo Penal na Graduação e na Pós-Graduação lato sensu. Aluno especial no Programa de Mestrado Profissional do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso. Membro da Comissão de Concurso Público para provimento do cargo de Promotor de Justiça Substituto no Ministério Público do Estado de Mato Grosso.

O advogado também se popularizou em Mato Grosso ao defender causas do próprio governador e da primeira-dama, Virginia Mendes, e atuar como auxiliar de acusação no caso do assassinato da jovem Isabela Guimarães Ramos, aos 14 anos, vítima de tiro disparado por uma amiga da mesma idade, dentro da casa da atiradora, em condomínio de luxo da Capital. O advogado atuou em nome de Patrícia Helen Guimarães Ramos, mãe da vítima.

Jornalista Valdecir Chagas

Fale Conosco

Pelo canal de atendimento ao cliente, estamos disponíveis para atendê-lo(a) da melhor forma

plugins premium WordPress