Homem ainda não identificado morreu em confronto com a Polícia Civil, na manhã desta quinta-feira (30), durante a Operação Impetus Colorado, que tem como objetivo desarticular o tráfico de drogas em Cuiabá.
De acordo com as informações repassadas a reportagem, equipe da Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc) cumpria 19 mandados de busca e apreensão no bairro Novo Colorado quando o confronto aconteceu.
Um dos alvos reagiu, entrou em confronto com os investigadores, mas acabou baleado. Ele não resistiu e morreu no local. Cena foi isolada para os trabalhos da Delegacia de Homicídios (DHPP), corregedoria e órgãos competentes.
Investigação
As investigações iniciaram em 2022, quando foram realizadas prisões em flagrante relacionadas ao crime de tráfico de drogas no bairro Novo Colorado, em Cuiabá.
Com o aprofundamento das investigações, foram realizadas outras ações, que resultaram na apreensão de vários objetos, drogas e apetrechos, o que permitiu também a identificação de um grupo criminoso que atua no tráfico de drogas, associação ao tráfico e entre outros crimes.
O grupo criminoso também é investigado em outros inquéritos policiais em andamento, por supostas execuções e torturas físicas, conhecidas como “salves”, cometidos nos anos de 2023 e 2024.
Impetus
O nome da operação faz referência ao esforço da unidade especializada em trazer a segurança para a população, nos bairros, com a prisão de integrantes de facções criminosas e fechamento de pontos de tráfico de drogas.
A operação já foi realizada em outros bairros com a mesma denominação, dentro do Programa Tolerância Zero, reforçando a confiança da população em continuar denunciando as práticas criminosas.