Uma família predestinada a música e a cultura da tradição gaúcha em Lucas do Rio Verde. Mais uma vez, o pai e músico Joel Biro, e os gêmeos idênticos João Victor e Pedro Henrique de apenas 11 anos, conquistaram seis troféus, no 25º Festival Matogrossense de Arte e da Tradição Gaúcha (Femart), realizado neste fim de semana.
O músico Mirim, João Victor, ganhou em 1º lugar na categoria violão e em 2º lugar na categiora Viola. Já o irmão Gêmeo, Pedro Henrique, ganhou dois primeiros lugares, sendo na gaita ponto e pianada, na categoria Mirim. Já o pai Joel Biro, que exerce também a função de professor dos filhos, conquistou o 1º lugar na categoria Gaita Pianada, modalidade veterana.
Natural do municpio de Guaraniaçu, Estado do Paraná, Joel Biro, completou 30 anos na vida musical. Mudou-se em 2010, para Lucas do Rio Verde, juntamente com a esposa Marcieli. Ele ingressou na tradição gaúcha com os filhos gêmeos, no ano passado, a convite do CTG Sentinela da Tradição. Pai e filhos, estão classificados para o Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (Fenart) que será relizado no ano que vem, em Cristalina no Estado de Goiás.
De acordo com o pai, os gêmeos que nasceram em Lucas do Rio Verde, despertaram a vocação para a música, a partir dos três anos de idade. Hoje eles tocam vários instrumentos musicais e formam um conjunto com o pai na animação dos eventos.
Emocionado com o reconhecimento obtido juntamente com os filhos gêmeos no 25º Femart, Joel demostrou sua gratidão pelo acolhimento e apoio de todos. ” Eu sempre tive um sonho de ser pai de gêmeos, aí encontrei Marcieli (esposa), e Deus mandou os gêmeos para nós e ainda mandou algo a mais que é o dom musical. Hoje essa felicidade, essa gratidão é imensa. Primeiro lugar, a Deus, pois ele me premiou com essas crianças tão bacanas. Também fico grato ao CTG, que sempre lembrou de nós para participar. Essa é uma gratidão que não tem palavra para descrever. Meu coraçãozinho, está provando que está forte, aguentando essas emoções”, concluiu Joel Biro.