O vereador eleito Hélio Kaminski (Hélio da Boys Express), participou na manhã de 28/11/24, juntamente com outros vereadores eleitos do Mato Grosso do Paraná, bem como representantes de todos os estados da federação que compõe o Movimente em prol ao apoio ao PL 943/22, de relatoria do deputado estadual José Medeiros, que prevê a “Contagem Pública dos Votos”.
Na ocasião outros deputados que compõe a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), da Câmara Federal, como Sanderson, Júlia Zanatta, Sargento Faur, Carla Zambelli, entre outros, também fizeram uso da palavra demonstrando com muita veemência, o apoio ao projeto.
O Procurador do estado de Mato Grosso do Sul e Felipe Gimenez que é o autor do Projeto de Lei, discorreu com muita precisão e conhecimento:
“Quando digo que são os ministros do STF quem decidem a eleição, é porque são eles que apuram a vontade majoritária. O resultado da eleição é a vontade majoritária. Se fazem por bem ou por mal, não posso provar”, disse.
Nunes Marques deixou a sessão após um breve discurso, em que elogiou o sistema eleitoral brasileiro e disse que o debate a respeito do voto impresso cabe ao Legislativo.
“A Justiça eleitoral seguirá com o compromisso inalterado de garantir o livre exercício do sufrágio, a presente audiência, ao meu sentir é mais uma expressão inequívoca do interesse do poder legislativo em dar sua parcela de contribuição para o fortalecimento do processo eleitoral .
No tocante ao tema da contagem física dos votos, entendo que esse debate cabe ao Congresso Nacional. Não devendo um órgão da cúpula da Justiça Eleitoral emitir opiniões”, disse.
A Audiência, também contou com a presença do desembargador aposentado Sebastião Coelho e de representante do Fórum do Voto Eletrônico, o engenheiro Amilcar Brunazo.
Ainda esse ano o referido projeto deverá ser votado e aprovado pela CCJ, quando deverá seguir pro plenário da Câmara para leitura, discussão e votação.