Lucas do Rio Verde - Janeiro 25, 2026

Conheça nossas redes sociais

Investigado por homicídios morre em ação do Bope em MT

Adelino Gonçalves Calheiro, 43, o "Flecha", que integrava e era um dos líderes do movimento Liga dos Camponeses Pobres (LCP)

Por: Portal JVC / Gazeta Digital

Compartilhe:

1a6ccecc954266c536deff1b984183de
(Autor da imagem: Portal JVC)

Adelino Gonçalves Calheiro, 43, o “Flecha”, que integrava  era um dos líderes do movimento Liga dos Camponeses Pobres (LCP), morreu em uma ação do Batalhão de Operações Especiais (Bope), nesta sexta-feira (23), no Assentamento Pari, zona rural de Alto Paraguai (218 km ao médio-norte de Cuiabá). Ele era natural de Rondônia, tinha dois mandados de prisão em aberto e era investigado em 3 homicídios consumados, duas tentativas e um estupro, informou a Polícia Militar. 

De acordo com as informações, no momento da abordagem, por volta das 6h18, os policiais identificaram-se e ordenaram que o suspeito se rendesse. Ainda conforme a PM, Adeildo reagiu de forma agressiva e ignorou repetidas ordens de rendição, chegando a apontar uma arma de fogo em direção aos agentes.

Diante da ameaça, os policiais reagiram e atingiram o suspeito na região axilar esquerda. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital de Alto Paraguai, onde permaneceu sob cuidados médicos, mas não resistiu aos ferimentos.

Com o suspeito, os policiais apreenderam uma pistola Glock calibre 9mm com numeração suprimida, 16 munições, além de uma mochila camuflada contendo mais 56 munições e uma camisa camuflada usada para se esconder em áreas de mata.

Na residência, também foram encontradas duas mulheres, entre elas a esposa do suspeito e uma idosa, que foram conduzidas para a delegacia para os procedimentos legais cabíveis. Um veículo Toyota Hilux de cor cinza chumbo foi apreendido e colocado à disposição da autoridade competente.

A ação que resultou na morte do suspeito foi realizada após trabalho de inteligência policial, registrada no município de Machadinho do Oeste (RO).

Naquela operação, foram apreendidos armamentos de grosso calibre, coletes balísticos, munições, motocicletas, rádios comunicadores e outros materiais que demonstravam o alto grau de organização do grupo criminoso.

De acordo com a PM, a operação em Alto Paraguai foi executada com apoio do Bope e teve como base o Acordo de Cooperação, firmado entre forças de segurança de vários estados.

Jornalista Valdecir Chagas

Fale Conosco

Pelo canal de atendimento ao cliente, estamos disponíveis para atendê-lo(a) da melhor forma